O estudo oferece uma visão abrangente sobre a economia, reunindo dados essenciais do estado e do país
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) promove, na próxima quinta-feira (19), o Balanço Anual da Economia 2024 e Perpesctivas 2025, que analisa a economia e seus impactos na indústria do estado.
O estudo oferece uma visão abrangente sobre a economia, reunindo dados essenciais do estado, do país e de setores específicos da indústria. O relatório destaca o comportamento do Produto Interno Bruno (PIB), que registrou um crescimento de 0,9% em relação ao trimestre anterior, acumulando uma alta de 4% quando comparado ao mesmo período de 2023.
As projeções indicam que o PIB brasileiro deve encerrar o ano com um crescimento em torno de 3,3%. Para 2025, a estimativa passou de 2,3% para 2,4%, esse desempenho positivo reflete a resiliência da economia nacional, impulsionada por investimentos, consumo das famílias e um mercado de trabalho robusto.
Com crescimento nas três atividades que compõem o cálculo PIB, a economia de Minas Gerais fechou o terceiro trimestre de 2024 com o total de R$ 272,3 bilhões em bens e serviços produzidos, alta real de 1,2% frente ao trimestre anterior. O avanço, influenciado principalmente pela agropecuária, é superior à média Brasil, de 0,9%.
De julho a setembro, a agropecuária expandiu 11,3% em comparação ao segundo trimestre de 2024. A alta foi puxada por lavouras como as de cana-de-açúcar e de batata inglesa, ambas com projeção de crescimento no período. A indústria também contribuiu para o bom desempenho (+2,1%), assim como os serviços (+0,7%).
Estes e outros dados da economia de Minas e do Brasil serão detalhados no evento da FIEMG.
*Com informações: IBGE e Agência Minas