Dos 14 feriados nacionais e pontos facultativos, cinco serão em terças ou quintas-feiras, o que gera oportunidade para muita gente emendar os dias de folga. Os chamados feriados prolongados não são vistos de maneira positiva por diferentes setores produtivos, mas para os segmentos de turismo e hotelaria a expectativa é de crescimento.
No fim do ano passado, o Ministério do Turismo estimou que mais de 27% dos brasileiros manifestam a intenção em viajar ainda no primeiro semestre e que hotéis e pousadas são as opções de hospedagem para 44,9% dos entrevistados. As perspectivas de um ano mais movimentado no ramo do turismo já refletem no Vale do Aço.
Clubes, lagoas e pousadas estão entre as opções para quem puder emendar os feriados. Em entrevista ao Diário do Aço, a proprietária de uma pousada em Jaguaraçu, Delma Galvão, informou que o aumento na procura de pacotes foi registrada ano passado com a leve recuperação econômica. Os feriados emendados devem impulsionar ainda mais este crescimento em 2018.
De 2016 para 2017 mais gente buscou por hospedagens, especialmente no carnaval, período em que deixei de atender quase 40 clientes por não haver mais vagas. O mesmo ocorreu agora, no ano novo. Para este ano, tanto eu quanto os proprietários de pousadas, sítios e demais hospedarias da região avaliamos que será ainda mais concorrido, informa a empreendedora.
Segundo Delma, a aposta para um ano com mais clientes é grande e a sua pousada está em processo de ampliação. Devido ao número de clientes que não pudemos atender, estamos construindo outros chalés, já em fase de conclusão. Assim, poderemos receber um maior número de pessoas, afirma.
O foco principal do turismo da região é o de viés ecológico, com atividades junto a unidades de conservação como o Parque Estadual do Rio Doce e o rural, no qual são oferecidos passeios em meio à natureza, contato com animais, visitas às produções caseiras de iguarias típicas e o aconchego do ambiente do campo. Para Delma, o Vale do Aço tem grande potencial turístico, mas é preciso organização.
Principalmente na região de Jaguaraçu e Marliéria, temos bons estabelecimentos e uma grande demanda. Precisamos melhorar nas políticas para o turismo. Esse foi um importante segmento para a economia em 2017, e os governos locais deveriam valorizar mais. A cidade precisa ter melhor estrutura para receber o turista, é preciso ter mais opções de gastronomia e investimento nos souvenires, como ter pontos estratégicos de vendas dos produtores locais de artesanato, bebidas e alimentos, avalia Delma.
Feriados prolongados
Após o Carnaval (13 de fevereiro), considerado ponto facultativo, o primeiro feriado estendido será o 1º de maio (sábado a terça-feira), Dia do Trabalhador. O Corpus Christi, ponto facultativo também será emendado em 31 de maio (quinta-feira). O feriado de Proclamação da República, 15 de novembro, também será em uma quinta-feira. E por fim, o Natal, 25 de dezembro, que será celebrado na terça-feira.