FCU traz live internacional sobre participação do negro na política

Acontece nesta sexta-feira (13) das 16h às 17h a live internacional, com transmissão pela Rádio nas Nuvens da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, com o tema “A participação do Negro no contexto político”, com representantes de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil.

O evento faz parte das comemorações do “Novembro Negro” da Fundação Cultural de Uberaba, por meio da Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial, Departamento de Cultura e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir). Durante o mês de novembro serão realizadas três lives/debates, com participação de representantes de vários países africanos e do Brasil.

Tendo como mediadora a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Uberaba, Maria Abadia Vieira da Cruz o debate terá a presença do diretor do Museu Nacional da Escravatura de Angola que estará em Luanda, Vladimiro Fortuna, o representante do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-UL), da Faculdade de Letras da Universidade , Dr. Alberto Manuel Duarte de Oliveira Pinto e o diretor do Arquivo Histórico de Maputo (Moçambique), Dr. Renato Augusto Pereira.  Do Brasil participa a professora do Departamento do Curso de Serviço Social e coordenadora do Grupo de Pesquisa Pobreza e Cidadania da UFTM, Maria Cristina Souza.

De acordo com a produtora cultural e jornalista, Aparecida Rosário de Oliveira Silva após uma pausa, o projeto retoma atividades no mês da consciência negra, oportunidade em que estarão sendo levantadas questões relevantes no que se refere a vida do afrodescendente e sua posição na sociedade.

Em razão do fuso horário, a live que acontece às 16h no Brasil será transmitida às 20h em Angola, 19h em Portugal e 21h em Moçambique. Com a transmissão ao vivo pela Rádio Nuvem da UFTM pelo endereço do YouTube.

Ainda dentro da Programação, no Dia da Consciência Negra, dia 20, haverá um novo debate com o mesmo tema onde representantes da Universidade Agostinho Neto em Angola, Universidade da Casa de Angola na Bahia, UFTM e outros historiadores estarão debatendo essa questão.

No dia 27 próximo a live será voltada para os embaixadores africanos de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, que desenvolverão temas relacionados à “Escravatura”.

Masterclass

Foram encerradas nesta quinta-feira (12) as inscrições para o Curso Marketing Digital, a ser ministrado virtualmente pela jornalista Marília Mayer. O evento está inserido na programação do Novembro Negro, promovido pela Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial da Fundação Cultural de Uberaba. A live será realizada no dia 16, as 19h – e não 16h como havia sido divulgado equivocadamente – pelo endereço https://meet.google.com/eni-nxfy-ews (somente para inscritos).

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar