Mostra “Bonequinhas Metamorfoseando – das letras ao fio: a transformação” pode ser vista pelo público até dia 5 de janeiro de 2025
O Centro de Arte Popular, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e integrante do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, promove, até o dia 5 de janeiro de 2025, a exposição “Bonequinhas Metamorfoseando – das letras ao fio: a transformação”. A entrada é gratuita.
A mostra, que integra o programa Minas Criativa, realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secult-MG, se inspira no livro “Metamorfoseando em prosa, verso, vida”, da escritora mineira Cássia França, e ganha a tridimensionalidade por meio dos bordados produzidos por 30 artistas de diferentes regiões do estado. Os trabalhos se relacionam com temas como educação emocional e saúde mental.
“Foi com o tempo que percebi que, já nas primeiras ilustrações do livro, havia nelas um impulso de soltura do papel. Como se não tivessem nascido para ‘viverem’ presas ali”, explica Cássia França.
Segundo a escritora, as Bonequinhas Metamorfoseando são personagens que brotaram de um livro poético de autoconhecimento, o “Metamorfoseando em prosa, verso, vida”, que se aplica a todas as pessoas de todas as idades.
“Elas também são personagens de um baralho de mensagens, o ‘Mensagens Metamorfoseando’, que auxilia as pessoas no aprendizado de escuta de si mesmos, agora em vias de ser complementado pelo livro ‘Bonequinhas Metamorfoseando – Acessando o Inconsciente’, acrescenta a autora.
Com curadoria de Marcio Fonseca, a mostra propõe a reflexão sobre a transformação humana, abrindo portas de expressão que possibilitam acessar o inconsciente e dar vazão à amplitude de possibilidades e soluções criativas para o bem viver.
Centro de Arte Popular
O Centro de Arte Popular apresenta um amplo panorama de obras que privilegiam a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho de criadores que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais o universo em que vivem. Sua edificação principal foi construída para uso residencial na década de 1920, tendo sido também a sede do antigo Hospital São Tarcísio.
No ano de 2012, a edificação foi adaptada para abrigar o CAP, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados, Ouro Preto, Sabará e outras, entrando em contato com elementos representativos da pluralidade da cultura mineira. O edifício possui quatro salas de exposição permanente, uma para exposições temporárias, uma sala para oficinas de arte e ainda um pátio interno.
Serviço
Exposição “Bonequinhas Metamorfoseando – das letras ao fio: a transformação”
Local: Centro de Arte Popular – Rua Gonçalves Dias, 1.608, Lourdes
Período de visitação: até 5 de janeiro de 2025
Horário de visitação: terça a sexta, das 12h às 18h30, e sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h
Entrada gratuita