Exame de Suficiência para contadores tem instabilidade e revolta candidatos

 

Uberabenses denunciam que foram prejudicados durante a aplicação do 1º Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) de 2020. O certame foi realizado no domingo (16), de forma online por conta da pandemia, tendo como banca examinadora o Instituto Consult. Houve grandes falhas no sistema, que ficou instável e muitos sequer conseguiram concluir o exame, aplicado a 40 mil candidatos em todo o Brasil.

Segundo a bacharel em Ciências Contábeis Janaina Aparecida Ribeiro Vilela, que se submeteu à prova, os problemas técnicos devido a instabilidade do sistema foram tantos que a abalaram psicologicamente e prejudicaram o seu desempenho. “É um exame muito difícil, que precisa de concentração. Mas o sistema não suportou a quantidade de candidatos e apresentou muitas falhas. Várias vezes precisei reiniciar a prova. Até perceber que a instabilidade era no servidor da banca examinadora que não suportou a quantidade de candidatos. Perdi muito tempo e isso me prejudicou, pois tirou meu foco”, conta a candidata, ainda muito revoltada com a situação. Janaina diz que, por trabalhar com informática, cumpriu todas as regras do edital, tendo todo suporte de internet, mas, os problemas técnicos foram grandes.

Ela diz ainda que o CFC tem consciência do problema, pois até prorrogou o horário de encerramento. “Estamos muito indignados. É uma falta de respeito”, diz a bacharel, defendendo a anulação do 1º Exame de Suficiência.

Continua depois da publicidade

 

Confederação dos Profissionais Contábeis emitiu nota de repúdio

Vários candidatos relataram a mesma situação, inclusive professores. Ainda ontem, o presidente nacional da Confederação dos Profissionais Contábeis do Brasil (Aprocon Brasil), Salézio Dagostim, publicou nota de repúdio contra o exame. A reportagem acionou a assessoria de imprensa do CFC e do Instituto Consult e até o fechamento desta reportagem, os órgãos responsáveis não haviam retornado os questionamentos sobre a instabilidade do sistema ocorrida durante o certame e as medidas a serem tomadas quanto ao problema junto aos candidatos.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar