Estreia nova temporada do Conversações, da Rede Minas, neste domingo (12)

Programa dedicado à literatura visita escritores mineiros e apresenta suas obras

Um bom livro acompanhado do café, do queijo e do autor. Essa é a proposta do Conversações, programa voltado para a literatura que reestreia na Rede Minas, neste domingo (12). A atração traz bate-papo acolhedor com os escritores mineiros na intimidade de suas casas. São 13 personalidades do estado que conquistaram leitores por suas linhas e que têm as suas rotinas de criatividade reveladas na atração.

“A nova temporada nasce com o objetivo de recuperar os afetos, esse “jeitim mineiro de ser” dos abraços, da prosa regada a café”, explica o jornalista Cláudio Henrique, que visita os escritores e transforma as entrevistas em uma conversa de amigos, tornando informal, embora fascinante, o universo das letras. Cumprindo as ‘convenções sociais’ mineiras, Cláudio chega sempre com um quitute para presentear o anfitrião, circula pela casa, apresenta cômodos onde os autores escrevem, divide à mesa e aproveita da hospitalidade de quem domina versos.

Quem dá as boas-vindas é Gláucia Cota. Autora de “Com a palavra, Carlos: figuração da técnica na poesia drummondiana”, ela apresenta o olhar do poeta itabirano para uma sociedade cada vez mais dominada pelas tecnologias, os impasses e as modificações nos comportamentos advindos da modernização que transitam por fases diferentes da obra de Drummond. “Com a palavra Carlos porque  é justo ele é quem está falando”, explica a escritora, que completa: “eu vou lá na poética dele, desde o primeiro livro, em 1930, até o último livro publicado em vida, que é “Amar se aprende amando”.

O livro de Gláucia está guardado dentro de uma geladeira retrô, na varanda da casa onde estão diversos outros exemplares de poesias. Mais obras estão espalhadas pela casa, como no cômodo que ela reserva à biblioteca e ao escritório. É lá onde estão a poltrona, a escrivaninha e mais edições. Nesse espaço, a escritora revela três obras que considera especiais, dos mineiros Guimarães Rosa e Adélia Prado, declama versos e compartilha com Cláudio experiências pessoais que são apresentadas ao público, na atração.

Gláucia Cota
Doutora em Estudos de Linguagens pelo Cefet/MG, mestre em Educação Tecnológica e bacharel em Ciência da Computação, Gláucia Cota é integrante dos grupos Literatécnica, do Cefet, e Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, da UFMG. Professora e pesquisadora, a autora inclina-se sobre as áreas de sua formação para trazer questões sobre a tecnologia e seus processos de ressignificação de linguagens e de comportamento a partir da análise da poesia de Carlos Drummond de Andrade

Conversações
A quinta temporada “Ô de Casa” marca a volta do Conversações à programação da Rede Minas. O programa estreou em 2017 na grade da emissora pública para trazer o livro, o leitor e os autores para a telinha. Desde então, recebeu grandes nomes da literatura nacional e internacional e tem revelado escritores independentes e seus trabalhos. A atração conta com a apresentação do jornalista Cláudio Henrique, mestre em comunicação social pela UFMG e especialista em produção e crítica cultural pela PUC Minas, onde leciona. Cláudio também circula na cena literária. É um dos autores de “Imagens e Imaginários da Pandemia: relatos de um grupo em pesquisa”, “Cheiro de Minas – 300 anos”, “Falas Negras” e “Herdeiras e Herdeiros de Luiz Gama: guia para um jornalismo antirracista”.

O programa Conversações com Gláucia Cota vai ao neste domingo (12), às 16h, com reapresentação na quinta-feira (16), às 20h, pela Rede Minas. O público também confere a atração, nesse mesmo horário, pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9; Claro TV (Net) 20 e Claro TV HD (Net) 520; Oi Fibra 9; e através do satélite StarOne D2 para a América Latina.

As informações são da Rede Minas. 

Pesquisar