Estado investiga primeiro caso suspeito de coronavírus em Patos de Minas

–>

Estado investiga primeiro caso suspeito de coronavírus em Patos de Minas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, nesta sexta-feira (06), que investiga o primeiro caso de coronavírus em Patos de Minas. Trata-se de uma mulher, que não teve a idade divulgada, que esteve em Portugal e voltou apresentando sintomas de gripe. No entanto, a Prefeitura já descartou a suspeita. O Governo de Minas, por sua vez, ainda não encerrou o caso, segundo o último boletim da SES.

A Secretaria de Saúde de Patos de Minas explicou que, quando a paciente esteve em Portugal não havia casos suspeitos, ou confirmados de COVID-19. "Após análise da situação pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS-Minas), a suspeita foi descartada, haja vista o fato de que, na data da viagem, o país onde a paciente esteve não tinha casos suspeitos nem confirmados de coronavírus", informa a nota do Município, enviada ao portal G1.

Segundo o boletim epidemiologia do Estado, outro caso suspeito é acompanhado em São Gotardo. No município vizinho, ainda não há detalhes sobre uma possível confirmação de contaminação por COVID-19.

Medidas

Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários. Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura. As precauções de contágio ajudam a evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.

Atente-se para os seguintes cuidados:

Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar:

Usar lenços descartáveis para higiene nasal;

Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo;

Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;

Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;

Manter ambientes muito bem ventilados;

Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres;

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

Evitar contato com animais selvagens ou doentes;

Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive o coronavírus.

Postado originalmente por: Clube Notícia – Patos de Minas

Pesquisar