Especialista aponta que números de casos de Covid-19 no Sul de Minas devem aumentar em janeiro

Estas ações coletivas devem contribuir para o aumento dos casos de Covid-19 no Sul de Minas, conforme aponta Sinézio Inácio da Silva Júnior, professor de epidemiologia e saúde coletiva da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).

Para ele, as atividades ligadas às festas de fim de ano como as compras de natal, comemorações e viagens seriam as causas mais prováveis.

“Houve oportunidade para aumento da exposição individual e coletiva ao vírus especialmente desde a última semana de dezembro até a primeira de janeiro”, disse. Ele também aposta que as complicações da doença devam aparecer em meados de janeiro.

“Contando um tempo médio de aparecimento de sintomas, que é de cinco dias depois do contágio; do tempo de demanda de internação (de cinco a dez dias depois do contágio) e do tempo de permanência em UTI, 15 dias em média até o óbito, é de se esperar que até o meio de janeiro tenhamos um aumento significativo no número de casos, internações e depois óbitos”, aposta.

O professor destaca que as festas de final de ano possam ter um agravante maior do que somente as aglomerações: a exposição dos mais velhos.

“Foi um período em que os mais velhos podem ter sido mais expostos ao contágio do que antes. E é nesse segmento que estão os mais vulneráveis por idade e comorbidades. A grande escalada de novos casos que iniciamos no começo de novembro não foi inicialmente acompanhada de aumento proporcional na mortalidade.

Isso pode ser devido a um grande aumento de contágio entre os mais jovens no período de fins de outubro e mês de novembro. Só que agora esse ritmo de contágio teve oportunidade de envolver também os mais velhos. A pior situação pode estar por vir”, garante.

Fonte: G1

O post Especialista aponta que números de casos de Covid-19 no Sul de Minas devem aumentar em janeiro apareceu primeiro em .

Postado originalmente por: Portal Onda Sul – Carmo do Rio Claro

Pesquisar