Escola municipal em Uberaba é alvo de denúncia de professora; direção nega situação

A relação entre direção/coordenação e professores em Uberaba durante a pandemia está sendo novamente alvo de reclamações. Uma profissional da educação, que preferiu não se identificar, narrou situações que estão sendo enfrentadas na Escola Municipal Niza Marquez Guaritá, que fica localizada no Conjunto Manoel Mendes.  A diretoria, contudo, nega ter recebido qualquer reclamação para que pudesse solucionar o problema

Segundo a professora, que entrou em contato com a reportagem do JM Online nesta segunda-feira (17), ocorrem hostilidades e cobranças fora do expediente. Ainda conforme a mulher, uma reclamação já foi encaminhada para a Secretaria Municipal de Educação, mas não houve retorno. 

“O problema é a pressão. Vamos supor que você está no seu horário de trabalho, das 7h às 11h25, este é o seu horário de trabalho. Mas, mesmo se à tarde você tiver outro serviço, elas mandam as coisas e você tem que estar pronta para respondê-las, elas não querem saber que aquele não é seu horário de trabalho”, contou. “Queríamos ter uma liberdade de trabalho e que não tivesse toda essa objeção da direção e da coordenação da escola. Quem conhece os alunos são os professores!”, finalizou.  

A reportagem entrou em contato com a escola. A diretora, Juliana Afonso Souza afirmou não estar ciente da questão e que nenhum dos professores verbalizou tais situações. Explicou ainda que houve uma reunião com o corpo docente na segunda-feira (17) e que em momento de diálogo não houve manifestação ou reclamação. Complementou que sempre se coloca à disposição dos professores para ouvi-los. 

“Temos quatro coordenadoras, todas são orientadas para solicitar o trabalho no horário do teletrabalho do professor e também oriento os professores a entrarem em contato com as coordenadoras no horário delas”.”Não há obrigatoriedade de responder e-mail ou WhatsApp fora do horário”. Por fim, a diretora acrescentou que irá verificar com as coordenadoras se elas receberam alguma reclamação.

Continua depois da publicidade

Secretaria Municipal de Educação

A reportagem também acionou a Secretaria Municipal de Educação para esclarecer sobre o assunto. A assessoria da pasta salientou que em casos como este, de denúncia anônima, não é possível realmente responder, apenas apurar. Questionada sobre a existência ou não de denúncia sobre a referida escola, no entanto, a Semed reafirmou não poder confirmar nem descartar devido ao anonimato da reclamante. 

“As denúncias que chegam à Semed são encaminhadas para o Departamento Pedagógico, responsável pela apuração prévia dos casos. Diante das denúncias são feitas reuniões presenciais ou online gravadas. Não há como saber qual a denúncia específica se não há identificação. O que se pode dizer é que todas são apuradas e, caso necessário, tomadas as devidas providências.”

A secretaria ainda solicitou que o servidor busque inicialmente diálogo nas unidades de ensino e, posteriormente, caso extrapole essa instância, que recorra à Secretaria de Educação. “É importante dizer para que as denúncias sejam respondidas é necessária a identificação do reclamante”, finalizou.

Leia também: Professoras de escola municipal denunciam hostilidade no trabalho

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar