Com o propósito de qualificar a prestação de serviços à população de Itabirito, membros das equipes de Vigilância em Saúde e Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamento teórico-prático de identificação de insetos transmissores de doenças de interesse de saúde pública.
Coordenado pelo biólogo Renato Nogueira Mota, do Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Brumadinho, a capacitação aconteceu nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Educação Ambiental, no Parque Ecológico.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Katia Pacheco, o treinamento marcou uma importante oportunidade de qualificação profissional e ampliação do conhecimento das equipes sobre os vetores de doenças com potencial endêmico. “Toda capacitação é importante no combate às arboviroses”, destaca.
Dengue, febre amarela e demais doenças
Os principais insetos transmissores de doenças identificados em Itabirito são os culicídios, conhecidos popularmente como mosquitos, pernilongos e muriçocas, que causam doenças como dengue, febre amarela, encefalites e elefantíase.
Fonte: Prefeitura de Itabirito