O edital publicado nesta quarta-feira (21) divulgou, também, as datas de aplicação das provas, que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro
O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma mudança com relação ao tempo de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, o segundo dia de provas, dedicado à área de exatas, terá 30 minutos a mais de duração. Desta forma, a partir deste ano os alunos vão ter cinco horas para responder as questões. O primeiro dia, dedicado à prova de humanas e a redação, continua com a mesma duração, de cinco horas e meia.
No edital publicado nesta quarta-feira, ficou definido também as datas da prova, assim como o cronograma oficial. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 4 e 11 de novembro.
Quem deseja realizar o exame deve ficar atento aos prazos. As solicitações de isenção da taxa de inscrição já começam no próximo mês. O prazo é de 2 a 11 de abril. Já as inscrições acontecem entre os dias 7 e 18 de maio.
O Governo exigirá, também, justificativa de ausência para os estudantes que pediram isenção da taxa do exame e faltaram aos dois dias de provas, no ano passado. De acordo com o orgão, nos casos em que não forem apresentadas justificativas válidas, os alunos terão de pagar, obrigatoriamente, a taxa de inscrição caso queiram realizar o Enem deste ano. O valor é de R$82.
Cronograma do Enem 2018:
- Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 2 a 11 de abril
- Inscrições: 7 a 18 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 7 a 23 de maio
- Solicitação de atendimento pelo nome social: 28 de maio a 3 de junho
- Aplicação: 4 de novembro e 11 de novembro
G.R