As viagens era de cunho pessoal e a empresa tinha contrato com a PBH
Em depoimento à CPI do Abuso de Poder, na Câmara Municipal, a empresária Eloá Maria Starling Mendes Ribeiro, dona de uma agência de turismo com contrato com a Prefeitura de Belo Horizonte, confirmou que pagou uma viagem de cunho pessoal, para o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD).
A Unitour Universal Turismo Ltda, empresa de turismo, tinha contrato firmado com a PBH, desde 2017. Durante a gestão de Kalil, foi aberta uma licitação emergencial no valor de R$ 1,2 milhão, com a empresa. Contudo, a companhia de turismo teria ficado em segundo lugar no certame, mas o Executivo municipal optou pela Unitour e descartou a oferta da SX Tecnologia.
Já em 2019, dois anos após a assinatura do contrato, Eloá conta que pagou por hospedagens de Kalil no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, um dos hotéis mais caros da capital fluminense. No depoimento, a proprietária da empresa conta que é amiga do ex-prefeito e detalha que a prática era comum entre eles, e que após a viagem sempre era reembolsada.
Foto: Bernardo Dias/CMBH