Em iniciativa inédita, partituras de hinos brasileiros chegam a Minas

Acervo histórico ficará exposto no Palácio da Liberdade a partir de 26/4

Na semana do bicentenário da Inconfidência Mineira, Minas recebe os manuscritos dos quatro mais importantes hinos brasileiros: da Independência, Nacional, da Bandeira e da Proclamação da República.

Todo o acervo ficará em exposição inédita, a partir de terça-feira (26/4), no Palácio da Liberdade. Também integram exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.

“É uma emoção estar diante dos originais do hino nacional. A letra mudou, mas a música permanece a mesma. A ação realizada na semana da Inconfidência Mineira, na véspera do Dia de Tiradentes, realmente é emocionante”, disse o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira. “Isso só reforça o papel de nosso estado, a importância de Minas Gerais na história do país”, completou.

Arquivados na Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense, os manuscritos originais deixaram pela primeira vez o edifício centenário. O acervo foi escoltado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) até o Arquivo Público Mineiro (APM). Em seguida, será encaminhado ao Palácio da Liberdade, onde ficará exposto até 7/9. Depois, os documentos serão restaurados e encaminhados para Brasília.

Repercussão

Tenente da Polícia Militar, Jeanina Dérgia Pinto participou da equipe que buscou as partituras no Rio de Janeiro.  “Foi uma experiência maravilhosa e tenho um carinho especial em fazer esse trabalho porque sou musicista. Estou me sentindo muito honrada e gratificada por estar aqui e participar desse trabalho, dessa missão importante de buscar um símbolo para nossa nação”, falou a tenente.

O cantor Rogério Flausino também esteve no Arquivo Público Mineiro na chegada das partituras e disse estar honrado em participar de um momento tão importante. “Estou muito feliz em participar desse momento da chegada desses documentos tão raros. Isso representa muito da nossa história”, concluiu.

A iniciativa que abre as comemorações do bicentenário da Independência é organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em parceria com o programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música. Os hinos foram recebidos ao som do Conjunto de Sopros da Polícia Militar de Minas Gerais.

 

Fotos: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

 

Pesquisar

Hacklinkbetsat
betsat
betsat
holiganbet
holiganbet
holiganbet
Jojobet giriş
Jojobet giriş
Jojobet giriş
casibom giriş
casibom giriş
casibom giriş
xbet
xbet
xbet
grandpashabet
grandpashabet
grandpashabet
İzmir psikoloji
creative news
Digital marketing
radio kalasin
radinongkhai
gebze escort
casibom
casibom
extrabet giriş
extrabet
sekabet güncel adres
sekabet yeni adres
matadorbet giriş
betturkey giriş
casibom
casibom
casibom
tiktok video indir
Türkçe Altyazılı Porno
eryaman yüzme kursu
Casibom Giriş
deneme bonusu veren bahis siteleri
Deneme Bonusu Veren Siteler 2025
deneme bonusu veren siteler
grandpashabet
marsbahis girişgrandpashabethttps://postedpost.com/starzbet güncel girişmarsbahismarsbahiscasibom güncel giriş
marsbahis girişmarsbahis giriş twittercasibom güncel girişeskişehir web sitesiEskişehir Web Tasarımcasibommarsbahismarsbetmarsbahismarsbahismarsbahismarsbahis