O rádio foi eleito o veículo mais confiável e a TV assume a terceira colocação da pesquisa
O rádio foi escolhido como o veículo mais confiável pela população durante o período eleitoral. Em contrapartida, em redes sociais, como WhatsApp e Facebook, mais de 70% dos eleitores afirmaram não acreditar nas informações divulgadas.
Além do rádio, que possui 40% de confiança, a televisão assume a terceira colocação do estudo, com 37%. Os dados da pesquisa realizada em Belo Horizonte foram divulgados pelo Instituto Datafolha na última semana.
Os jornais impressos possuem 38% de confiança e sites de notícias 26%. Referente ao Facebook, apenas 8% da população disse acreditar nas notícias compartilhadas e, no WhatsApp, 7 %.
No WhatsApp, 72% dos respondestes afirmaram não acreditar nas informações divulgadas e, no Facebook, 67%. A taxa de rejeição destas mídias é superior ao das mídias tradicionais, que possuem 31% para o rádio, 33% para a TV, 34% para jornais impressos e 43% para sites de notícias. Ou seja, o rádio além de ser considerado o mais confiável, possui a menor taxa de rejeição.
Campanha
Após os veículos aparecerem entre os mais confiáveis, a Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT) lançou, nesta sexta-feira (16), uma nova campanha de valorização do rádio e da TV.
Assista e baixe os arquivos logo abaixo: