Educador físico desenvolve atividades que estimulam a coordenação motora de crianças de 0 a 3

O Departamento de Educação Inclusiva (DEI) desenvolve o Projeto Primeiros Passos em Cemeis de Uberaba. A ação propõe atingir a faixa etária de 0 a 3 anos da Rede Municipal de Ensino (CEMEI) com o intuito de reconhecer e reduzir distúrbios na evolução normal da criança ou sinais de vulnerabilidade e riscos de desenvolver deficiências ou intensificar as já instaladas.

Desde junho, através do Centro de Referência em Educação Inclusiva (Crei) "Paulo Antônio Pável de Carvalho", o educador físico Leandro Manoel da Silva, mais conhecido como “Presunto”, faz atendimento a 134 crianças das turmas de berçário e maternal no Cemei Vovó Tiana e 160 crianças das turmas do maternal do Cemei Paraíso recebem o atendimento.

Leandro ressalta a importância de fazer o estímulo físico através de atividades para que se desenvolva a coordenação motora, buscando sempre a percepção do próprio corpo. “Através de atividades lúdicas, as crianças reconhecem seus limites. Faço diferente do que já é realizado pelos professores, coloco um pouquinho mais de dificuldade do que os próprios regentes de turma estabelecem, respeitando o momento de cada um deles, de cada fase”, declara o educador.

As atividades contam com música e estímulos variados. Para o berçário, são exercícios para trabalhar a observação e as reações. Para o maternal, laborações como rolar, correr, saltar, pular com música, brincadeiras variadas com bambolês e bolas.

A coordenadora, Fabiana Cristina Bessim Duarte, explica que o DEI tem como compromisso e responsabilidade desenvolver políticas voltadas para educação especial na perspectiva de educação inclusiva. “Propomos atividades que oportunizem o acesso, a participação e o desenvolvimento da pessoa com deficiência de forma global. Esse cuidado com as crianças pequenas viabiliza minimizar alguns aspectos de qualquer deficiência já na primeira infância”, conta Fabiana.

Através das ações desenvolvidas nos Cemeis, a equipe pôde relatar a importância do setor de Estimulação Precoce/motora, como meio de observar fatores de risco presentes no desenvolvimento da criança, prevenir possíveis atrasos neuropsicomotores e atuar quando a dificuldade que já se encontra instalada, promovendo a saúde global. 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

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