Estudantes da CiberCode – Escola de Programação e Robótica para crianças e adolescentes, obtiveram medalha de prata e honra ao mérito na XX Olimpíada Brasileira de Informática. Decorrente aos avanços tecnológicos, a busca por profissionais capacitados nesta área no mercado de trabalho torna-se cada vez mais evidente. Houve um crescimento em equipamentos e inovações, tornando o trabalho online cada vez mais comum em grandes empresas. O número de brasileiros que acessam a internet aumenta a cada ano e a idade para o início de sua utilização diminui cada vez mais.
Há 20 anos o acesso a toda essa tecnologia era restrito a empresas e poucos usuários possuíam um computador em suas residências. Hoje em dia grande parte da população, incluindo jovens e crianças, já tem um acesso facilitado a todo tipo de conhecimento e informação através da tecnologia. A CiberCode surgiu com o intuito de mostrar aos jovens usuários de toda essa tecnologia que além de utilizá-la também podem criá-la. Pioneira no CentroOeste Mineiro, a CiberCode capacita crianças e adolescentes no ambiente da programação e robótica, utilizando uma metodologia adequada a cada grau de conhecimento, estimulando os alunos a buscarem cada vez mais discernimento na área (ciência da computação), pois tecnologia e robótica já são o presente.
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), onde a criança e o jovem são estimulados através de um desafio que envolve habilidade, disputa e conhecimento a responder questões elaboradas em provas de escritas à lápis e papel no nível de iniciação ou no computador em caso do nível de programação, possuindo 3 etapas. “Estamos muito felizes com o resultado de nossos alunos na OBI – Olimpíada Brasileira de Informática! Neste ano de 2018 a CiberCode obteve duas premiações, os alunos Eduardo Peixoto de Melo, que conquistou a Medalha de Prata e Augusto de Camargos Zanoli, que obteve a Menção Honrosa. Foram ao todo13 Divinopolitanos nesta etapa nacional. “Gostaríamos de parabenizar e agradecer aos pais, alunos e professores envolvidos. O resultado e empenho de todos nos motiva a continuar oferecendo o melhor!” Relata Daniela Salim, sócia proprietária da CiberCode.
Vivemos em um mundo que oferece várias possibilidades, carros autômatos, robôs, drones, inteligência artificial, internet das coisas, etc. Pode-se dizer que as crianças e adolescentes que começam a aprender sobre programação e robótica hoje, ajudarão a definir as mudanças para o mundo de amanhã. E ao expor para as crianças a linguagem de programação e conhecimentos de robótica, elas descobrem que ao invés de passarem o tempo apenas navegando ou jogando, podem criar seu próprio game e ir além, como projetar aplicativos e dispositivos eletrônicos.
“Na CiberCode ensinamos o mesmo conteúdo passado em Faculdades, logicamente de uma forma mais simples, de fácil entendimento para as crianças, através de uma pedagogia ativa.” Relata o professor da CiberCode, Igor de Sousa Ferreira.
O post Divinopolitanos são premiados na XX Olimpíada Brasileira de Informática apareceu primeiro em Portal MPA.