Cerca de 60 mil donos de imóveis em Divinópolis já começaram a receber o aviso. A notificação é emitida pelo município e aponta distorções na metragem de imóveis. O georreferenciamento busca corrigir possíveis erros cometidos nas medições.
O georeferenciamento foi contratado pela gestão passada e desde 2019 o processo é realizado em Divinópolis. A cidade tem uma área urbana superior a 220 quilômetros quadrados.
Foram digitalizadas 11.095 plantas, isso inclui plantas-quadras, subdivisões e levantamentos de áreas. Até o momento foram georreferenciados 111.317 lotes.
O município definiu ainda uma margem de tolerância de até 30 metros quadrados em alguns imóveis.
Além de corrigir as divergências do projeto aprovado pelo município, o georreferenciamento vai impactar também no valor final obtido pelo município.
Em 2020, só com o IPTU, Divinópolis arrecadou mais de 32 milhões. Com base em outros municípios que adotaram o sistema, a prefeitura de Divinópolis estima um aumento de até 30% só na arrecadação do imposto.
As atualizações por meio do georreferenciamento serão automáticas. Mas caso o contribuinte decida questionar o município, haverá uma prazo de até 30 dias para uma nova análise.
As informações são do Portal MPA/TV Candidés