Divinópolis define novo protocolo para remoção de corpo em caso de morte natural em domicílio

Novo procedimento será adotado para garantir maior eficiência

Um protocolo para procedimento de remoção de corpo, em caso de morte natural em domicílio, foi definido pela Prefeitura de Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, após reunião com o Serviço Municipal de Luto (SML) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Conforme informou a administração do município, o procedimento é importante para tornar mais eficiente atendimento em casos deste porte.

Ainda segundo a Prefeitura, a medida era uma demanda antiga. No novo protocolo, o Samu fará todo a avaliação da situação de forma remota.

O Samu informou que, inicialmente, o solicitante que telefonar para o serviço deverá informar sobre o possível óbito por causa natural em domicílio. A partir disso, o médico regulador fará a constatação do óbito de forma remota.

De acordo com o Samu, quando não é confirmada a morte, uma ambulância é deslocada para realizar atendimento no local.

No entanto, caso o médico esteja na viatura empenhada e a morte por causa natural seja confirmada, imediatamente, deverá ser emitida uma Declaração de Óbito (DO) pelo profissional, que avisará a Regulação das Urgências.

A partir disso, será realizada a comunicação com o Serviço Municipal do Luto para ir até a residência e fazer o procedimento de remoção do corpo.

Foto: Prefeitura de Divinópolis/Divulgação

Pesquisar