Levantamento realizado pela CNDL também aponta lojas físicas como primeira opção
O Dia dos Pais abre as datas comerciais do segundo semestre de 2023 com projeções positivas. Conforme pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, a data deve movimentar R$ 26,94 bilhões no comércio.
Cerca de 68% dos consumidores pretendem comprar presentes este ano, o que representa 110,5 milhões de pessoas, um aumento numérico de 8,7 milhões na estimativa, quando comparado ao ano passado. Além do aumento de consumidores interessados na data, a pesquisa aponta crescimento também no valor dos presentes, já que 36% dos entrevistados pretendem gastar mais que em 2022. Os principais motivos para a expectativa de um gasto maior, é o desejo de comprar presentes melhores e a percepção que os preços dos produtos estão mais altos.
Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.
A grande maioria dos consumidores (76%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (30%) e no dinheiro (24%). Por outro lado, 37% têm intenção de pagar parcelado, com destaque para o cartão de crédito (33%).
Ainda conforme a previsão, as lojas físicas passarão na frente das opções online, com 74% dos consumidores optando por shoppings centers (31%), shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). As lojas online são apontadas como primeira opção por 39% deles, com foco em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%). O maior fator de influência para esta escolha é o preço (50%), promoções e descontos (39% ), qualidade dos produtos (39%) e frete grátis (33%).
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