Em contato na manhã desta terça-feira (16), com a Polícia Militar de Itaúna para saber detalhes sobre uma possível rebelião no presídio do município, na última segunda-feira (15), a Polícia informou que atuou na manutenção da ordem pública na parte externa do presídio, em relação ao controle do fluxo de trânsito de veículos e acompanhamento de uma manifestação de familiares dos detentos.
Já sobre a atuação na parte interna do presídio, a Polícia Militar informou que esta se deu pelos agentes penitenciários, cujas informações são de competência da Secretaria de Assuntos Penitenciários.
Conforme a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), os detentos teriam feito greve de fome. Eles teriam recusado a receber a alimentação (café da manhã, almoço e café da tarde) oferecida pela unidade.
A SEAP informou que durante a contenção, um preso foi atingido por uma munição de polietileno (menos letal). O detento foi encaminhado para um hospital da região onde recebeu atendimento médico, foi liberado e retornou ao Presídio.
O Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) está sendo redigido pelos Agentes de Segurança Penitenciários de Itaúna e a direção-geral da unidade instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o fato.
Veja vídeos:
.
.
Fonte: Com informações da Polícia Militar de Itaúna e do Jornal Hoje em Dia Vídeos:Reprodução WhatsApp
Postado originalmente por: Portal MPA