Cavalos e vacas soltos nas ruas e rodovias podem causar acidentes, por isso é importante que os animais sejam recolhidos e retornem para local apropriado. O Departamento de Posturas faz esse trabalho em Uberaba, caso seja notificado sobre onde está o animal. Até o momento, em 2019, segundo o departamento, 51 animais já foram recolhidos, sendo 25 equinos e 26 bovinos.
Em nota enviada pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, o departamento explica como é feito o trabalho e como a população pode colaborar. “Quanto à fiscalização, o Departamento de Posturas explica que a verificação se dá via denúncias, casos que chegam ao conhecimento por meio da população. Equipes ativas são enviadas ao local com apoio de caminhão boiadeiro, preparado para o transporte de animais”.
A partir do momento em que é o animal é recolhido, os animais são encaminhados a um espaço no Horto Municipal, com todos os cuidados necessários. É importante ressaltar que se a população observar algum animal solto é possível denunciar entrando em contato pelos telefones (34) 3331-2313 ou (34) 3331-2312.
De acordo com a Lei Complementar 380/2018, que trata sobre o Código de Posturas do município, é proibido que estes animais fiquem soltos em via pública sem a presença de um responsável. O proprietário tem sete dias para comparecer ao Departamento de Posturas e regularizar a situação e, caso não se identifique, os animais podem ser doados a entidades sociais pelo município.
Leia também: Posturas apreende 15 animais em dois dias circulando pelas ruas da cidade
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba