Dentistas realizam carreata e reivindicam vacinação para classe

Imagens/Divulgação

Os profissionais da odontologia da rede privada realizaram uma manifestação pacífica, nesta manhã de domingo (21), em Uberaba. Os dentistas e cirurgiões-dentistas solicitam que o poder municipal os inclua no grupo de imunização voltado para trabalhadores da área da Saúde. A carreata saiu da Praça Pôr do Sol, parou na porta do Ministério Público (MP) e foi finalizada na Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU). Mais de 50 veículos participaram.  

“Nós estamos exigindo a nossa parte das vacinas, que o Governo Federal disponibilizou para os profissionais de Saúde, nós não queremos vacinas dos idosos e nem dos acamados, de ninguém, nós queremos as nossas vacinas. Aqui em Uberaba foram vacinados apenas os dentistas do SUS e aqueles dentistas com mais de 49 anos. 1050 dentistas que não estão nesse grupo não estão sendo vacinados. Não queremos furar a fila, queremos as nossas vacinas!”,  explicou para a reportagem, a cirurgiã-dentista, Karine Queiroz Mio. 

A profissional ainda destacou que a rede privada atende grande parte da demanda da cidade e que muitos passam por períodos sem trabalhar, devido às infecções por coronavírus.  “Está tendo um aumento muito grande de dentistas, cirurgiões-dentistas contaminados, muitos estão afastados, impedidos de trabalhar. Também houve um grande aumento na compra de EPIs, máscaras e luvas. Temos que tirar o valor para comprar dos nossos bolsos”, narrou.  

Karina afirmou que a não imunização chega a ser um preconceito com a classe e que já foram encaminhados para a prefeitura mais de dez ofícios, todos sem resposta. Eles também acionaram o Ministério Público. 

A principal justificativa da classe está ligada ao alto nível de exposição dos profissionais, que muitas vezes atendem pacientes que estão assintomáticos. Há o uso de forte paramentação, contudo, ela ainda não torna 100% segura a execução das atividades, devido à proximidade de contato. “Nesse momento o que transmite é a saliva e estamos em contato direto, uma gotícula que não manipulamos direito nos contamina”, contou. 

A promoção da carreata no domingo foi para que não houvesse tumulto no trânsito na cidade e nem que o fluxo de trabalho da PMU e MP fossem interrompidos. Karina pontuou ainda que o intuito é que as imagens da manifestação também colaborem na divulgação das reivindicações.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar