Defesa Civil registra mais de 50 ocorrências por causa das chuvas

Entre a última quinta-feira (24) e o domingo (27), a Defesa Civil de Juiz de Fora registrou 53 ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingiram a região ao longo de todo o final de semana. De acordo com o órgão, não houve vítimas fatais em razão das chuvas. Na sexta-feira de Natal (25) aconteceu o fato mais grave em decorrência dos temporais, quando uma casa abandonada desabou no Bairro Santa Cecília, Zona Sul.

Apenas no domingo (27), a Defesa Civil contabilizou quatro escorregamentos de talude, além de três chamados por risco de escorregamento. As outras seis ocorrências foram por danificações a estruturas de residências, seja infiltração em piso ou em laje. Os casos ocorreram nos bairros São Pedro, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes (duas ocorrências), Benfica, Jóquei Clube (duas ocorrências), Vila Esperança II, Jardim Esperança, Santa Luzia, Jardim Natal, Terras Altas e Grajaú.

De acordo com a Defesa Civil, não há vítimas fatais em função das chuvas. O órgão também ressaltou que está trabalhando com o sistema de alerta por Whatsapp, notificando grupos treinados a repassar avisos à comunidade.

Desabamento de casa na Zona Sul

Na sexta-feira, uma casa desabou na Rua João Francisco Monteiro, número 450, Bairro Santa Cecília, região Sul de Juiz de Fora. Na ocasião, a Defesa Civil informou que o imóvel está abandonado e vinha sofrendo processo de degradação. Além de não possuir colunas, a construção também já não tinha algumas paredes.

Há, ainda, outra residência no mesmo terreno. Entretanto, o local ainda não foi acessado para avaliação “devido à moita de bambu que está bloqueando a passagem”, de acordo com o órgão. A vistoria será realizada após limpeza do local, segundo a Defesa.

Alagamento no Bairro Santa Cruz

Já no domingo, um alagamento na Rua Miguel Marinho, no Bairro Santa Cruz, Zona Norte, causou prejuízos a moradores. O fato foi relatado à reportagem da Tribuna por Elton Almeida, morador da rua. “Foi mais de uma hora de duração da chuva. Tem uma casa nos fundos da minha que teve problema com manilha e estourou piso”, conta.

Segundo Elton, a região sofre constantemente com as chuvas, sendo que o alagamento de domingo é o quarto causado pelos temporais desde outubro. A residência que teve problema nos pisos, de acordo com o morador, foi desocupada após outros transtornos causados pelas chuvas. “A senhora que morava lá chegou a perder guarda-roupa e capa. Ela teve que mudar para outra rua”, relata.

O morador diz acreditar que, com o crescimento do bairro, o sistema de captação de água pluvial da rua já não suporta toda a demanda. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi acionada pela população, mas nenhuma intervenção foi realizada na rua desde outubro. “De noite, quando começa a chover, a gente não dorme”, lamenta Elton.

O post Defesa Civil registra mais de 50 ocorrências por causa das chuvas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Postado originalmente por: Tribuna de Minas – Juiz de Fora

Pesquisar