Defesa Civil emite alerta especial de chuva que pode ultrapassar 200mm; confira

Órgão informa sobre risco geológico durante o período

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta especial, informando que entre os dias 16 e 22 de dezembro indicam fortes chuvas em diversas regiões da cidade. Segundo o órgão, o céu ficará com muitas nuvens que podem provocar pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. Há ainda, alta probabilidade de ocorrência de tempestades com números acima de 200mm.

A Prefeitura de BH definiu um esquema para atuação preventiva e emergencial, durante o período. A partir deste sábado (17) equipes da Defesa Civil, Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal estarão em alerta 24 horas por dia para ação imediata. Equipes do Centro Integrado de Operação de Belo Horizonte (COP-BH) serão reforçadas para o monitoramento da cidade por meio de 3.205 câmeras visualizadas na sala de Controle Integrado (SCI).

Recomendações à população

Apesar das ações adotadas o trabalho de prevenção de danos também envolve a população. Algumas medidas que podem ser tomadas durante o período da chuva, são:

– Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
– Atenção especial para áreas de encostas e morros;
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
– Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
– Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

*Com informações da Defesa Civil

Foto: Divulgação/PBH

Pesquisar