Leitores e seguidores do Jornal da Manhã nas redes sociais acreditam que Uberaba tem que passar por um período de restrições extremas para solucionar a exaustão do sistema de saúde da cidade. No Instagram, o JM perguntou como a Covid-19 pode ser controlada e colheu opiniões sobre as alternativas que poderiam ser aplicadas pela gestão municipal. Entre as diversas respostas recebidas, algumas com opiniões impraticáveis, o lockdown foi a resposta mais apresentada. O resultado se apoia na ampliação do processo de vacinação e no reforço ao controle da circulação de pessoas.
A pesquisa foi feita de forma voluntária, por meio do perfil @_jmonline no Instagram, com a pergunta “Qual a sua sugestão para o combate à covid-19 em Uberaba?”. Depois de 24 horas, foram registradas 212 respostas, e muitas ideias sobre o enfrentamento à pandemia.
Entre os mais de 200 comentários, os principais conselhos apresentados foram o lockdown completo, a ampliação da vacinação na cidade, a instauração da Lei Seca, a conscientização ampla da sociedade e a regularização do toque de recolher. Todas as atitudes, questionadas, foram recém implementadas em algumas cidades do Brasil.
Panorama local
O pedido de medidas rígidas no controle de circulação de pessoas segue exemplo de Uberlândia, onde o prefeito Odelmo Leão, em fevereiro, endureceu as exigências e decretou o fechamento de diversos setores da cidade, como salões de beleza e estética, lojas de departamentos e variedades e estabelecimentos de vestuário, móveis, papelaria, academias entre outros. Além disso, a cidade vizinha instalou o toque de recolher e a Lei Seca, após uma decisão judicial, limitando a circulação de pessoas a um determinado horário e proibindo totalmente a comercialização de bebidas alcóolicas durante os dias de decreto. No final, foram observadas filas quilométricas nos estabelecimentos e supermercados um dia antes do decreto ser instalado, o que colocou em cheque a medida imposta.
Com o respiro do sistema hospitalar, observada pela queda na demanda por leitos, as exigências foram flexibilizadas. Hoje, Uberlândia adota a chamada Fase Intermediária, deliberada pela própria Prefeitura, em que é permitido o funcionamento de quase todas as atividades, com ou sem restrições de dias e horários de funcionamento, e seguindo protocolos de biossegurança.
Lockdown
Em Uberaba, a prefeita Elisa Araújo já revelou ser contra o lockdown e a rigidez na abertura do comércio em geral. A chefe do Executivo argumenta que adotar uma postura inflexível pode dilatar a dificuldade econômica sofrida pelos empresários. Desta forma, as determinações na cidade seguem o parâmetro de equilíbrio proposto por Elisa, em concordância com os critérios analisados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid.
Apesar disso, em março, o Estado estabeleceu a onda roxa, etapa mais restritiva do Minas Consciente, à macrorregião Triângulo Sul, a qual Uberaba é cidade-polo. No entanto, parte das ações de controle foram adaptadas pela gestão municipal, como a permissão à realização de cultos religiosos e a ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes para suprir a demanda pelo delivery. Este foi o momento de maior questionamento às adequações da Prefeitura.
A condição de normas na cidade, então, passa a seguir diretrizes próprias, pautadas nas tentativas municipais de análise de dados. No final de maio, o Município passou a aplicar as regras conforme a taxa de positividade para a covid-19, apurada por uma testagem em massa. A partir do registro da taxa, a gestão define se irá flexibilizar atividades, mantê-las com poucas restrições ou cercear um possível fechamento completo. Nos últimos dois registros, a taxa não exigiu o controle brusco de movimentação popular.
Vacinação
De acordo com a pesquisa feita pelo Jornal da Manhã, grande parte dos uberabenses anseiam por medidas mais enérgicas, não apresentadas até hoje pelo novo Governo. Como visto acima, lockdown, toque de recolher e Lei Seca foram as propostas mais votadas, mas a ampliação da vacinação também foi fortemente lembrada pelos participantes.
Nas últimas semanas, o Governo de Minas acelerou o processo de imunização estadual e Uberaba seguiu o ritmo. A cidade ultrapassou as 100 mil doses aplicadas no dia 19 de maio, há apenas quatro meses do início das aplicações. Isso garante uma posição destacada à cidade em relação aos municípios mineiros. O que é contestado pelos cidadãos é a demora em idades avançadas, justificada pela gestão com dados sobre a alta quantidade de idosos residentes na cidade.
Conscientização
Além destes pontos, outra situação apontada como solução para o desabastecimento hospitalar em Uberaba é a conscientização da população. Neste quesito, os votantes não acreditam em leveza nas atitudes. Foi sugerido apresentações visuais de pacientes recém recuperados, e de pessoas que perderam familiares para a doença, como apelo para que festas clandestinas e aglomerações sejam cessadas na cidade.
Mas não fica por aí. A grande maioria dos uberabenses que apostam em conscientização exigem a fiscalização pesada. Eles defendem multas e penalidades extremas para quem for pego descumprindo as normas sanitárias. Esta possibilidade surge como prudente se levado em consideração a posição anunciada pela prefeita Elisa. De acordo com o levantamento, se não houver o fechamento dos setores, deve haver a fiscalização e a penalização de forma dura.
Confira as respostas registradas pelo Jornal da Manhã:
Qual a sua sugestão para o combate à covid-19 em Uberaba?
Lockdown: 56 respostas
Vacinação: 40 respostas
Lei Seca: 38 respostas
Fiscalização intensa: 20 respostas
Toque de recolher: 11 respostas
Conscientização: 11 respostas
Multas pesadas: 10 respostas
Transparência: 5 respostas
Ampliação do horário de funcionamento: 4 respostas
Abertura integral dos setores: 2 respostas
Aumentar frota do transporte coletivo: 2 respostas
Testagem em massa: 2 respostas
Oração: 2 respostas
Tratamento precoce: 2 respostas
Barreiras sanitárias: 2 respostas
Campanha publicitária: 1 resposta
Intervalo entre abertura do comércio: 1 resposta
Auxílio municipal: 1 resposta
Caminhão Pipa em festas clandestinas: 1 resposta
Impeachment: 1 resposta
“Quais medidas você sugere para conscientizar a população?”
Multas pesadas: 18 respostas
Lei Seca: 5 respostas
Entrevista com familiares e pacientes que sofreram com a doença: 3 respostas
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba