São Paulo – Batizado de SoundBeamer 1.0, o aparelho usa ultrassom para criar uma “bolha” com sons que só ele pode ouvir
Uma nova tecnologia que está prevista para ser disponibilizada a partir do ano que vem permite transmitir áudio diretamente para o ouvido dos usuários, sem a necessidade de fones de ouvido. Batizado de SoundBeamer 1.0, o aparelho usa ultrassom para criar uma “bolha” com sons que só ele pode ouvir.
A empresa israelense Noveto Systems anunciou o desenvolvimento de um sistema de som que é capaz de trasmitir música diretamente para o ouvido dos usuários, sem a necessidade de fones de ouvido. Batizado de SoundBeamer 1.0, o aparelho usa ultrassom para criar uma “bolha” de áudio ao redor do ouvinte, que escuta os sons normalmente. Apesar disso, pessoas que estiverem fora dessa bolha não conseguem ouvir o áudio gerado pelo dispositivo.
Parecido com um subwoofer de mesa, o equipamento pode produzir som em estéreo ou “surround” simulando um sistema de som de 360 graus. Além disso, o dispositivo pode ser programado para acompanhar os movimentos da cabeça do usuário e ajustar a bolha automaticamente, para que os canais de som estejam sempre perfeitamente posicionados.
Com previsão de chegada ao mercado em 2021, o CEO da Noveto, Christophe Ramstein, diz que é dífícil explicar a tecnologia porque “o cérebro não entende o que não conhece”. Não é a primeira vez que a empresa anuncia um produto com som direcional: em 2018 ela apresentou um sistema de som similar chamado Sowlo, que deveria ter sido lançado em 2019 mas, aparentemente, nunca chegou ao mercado.
aparelho transmite som diretamente aos ouvidos do usuário / Divulgação: Noveto Systems