No período do verão é comum as pessoas visitarem parques, áreas gramadas, cachoeiras, beiras de rios e lagos, locais que podem trazer grandes riscos a população.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) faz um alerta a população. Estes locais podem estar infectados pelo doença transmitida pelo carrapato-estrela: a Febre Maculosa. Uma doença considerada grave pelos médicos. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, mal estar, náuseas, vômitos e em alguns casos manchas avermelhadas na pele. Se não for tratada desde o início destes sintomas, a doença pode levar à morte.
Para se prevenir do carrapato-estrela é indicado usar roupas longas e claras, para facilitar a visualização do bicho. Além disso, calçados fechados e de cano longo previnem o contato. Deve-se ficar atento aos animais domésticos e silvestres, como cães, roedores, capivaras, cavalos e bois. A visita em áreas rurais devem ter o extremo cuidado. Em 2017, 25 casos de Febre Maculosa foram registrados em Minas, com o número de 15 mortes.