O Setor de Atenção Primária em Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou novos números da vacinação contra a Covid-19, no município. Agora, já são 18.151 pessoas vacinadas com a 1ª dose do imunológico. Desse total, 6.947 homens e mulheres já foram imunizados com as duas doses da Coronavac ou AstraZeneca.
Na quinta-feira, 20, foram aplicadas 627 primeiras doses, em pessoas com comorbidades, de 53 a 54 anos. Também houve aplicação de 32 segundas doses, em idosos e trabalhadores da saúde.
Nesta sexta-feira, 21, das 8h30 às 11 horas, acontece a vacinação das gestantes e puérperas (mães recentes) que possuem comorbidades. Na parte da tarde, das 13h30 às 16 horas, acontecerá a vacinação das pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), que possuam 53 e 54 anos, completos.
As pessoas que se enquadram nos critérios de vacinação devem apresentar cópias e originais dos documentos comprobatórios informados no cadastro. Já as gestantes com comorbidades, deverão comprovar a condição de risco por meio de um relatório ou de um laudo médico. As puérperas, além da comprovação de comorbidade, deverão apresentar os cartões de vacinas das crianças. Além disso, elas deverão apresentar a indicação médica para receber o imunológico da Coronavac. É necessário resguardar o período de 14 dias entre a aplicação da dose da influenza e da vacinação contra a Covid-19.
A vacinação acontece no Espaço Multiuso da UFV (Universidade Federal de Viçosa). No local, serão recolhidos alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município. Se possível, contribua.
Em caso de dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19, a pessoa deve entrar em contato com o Setor de Atenção Primária em Imunizações pelo número (31) 3892-7657, que também é WhatsApp.
Comunicado – vacinação de profissionais de saúde contra a Covid-19
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.399, aprovou a solicitação de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para os trabalhadores de Saúde. A demanda foi solicitada por 300 municípios, entre eles Viçosa.
Para solicitar as novas doses foi realizado um levantamento, segundo a deliberação, “a partir de atualizações do CNES, de buscas ativas locais, das novas contratações de trabalhadores de saúde, da identificação de contingente de estudantes da área de saúde em estágio no serviço de saúde, dos cadastros municipais dos trabalhadores não atendidos com conseguinte do funcionamento dos serviços de saúde neste momento de pandemia contra o coronavírus”.
Todos os 300 gestores municipais responderam ainda ao formulário “Levantamento de quantitativo de trabalhadores de saúde para vacinação contra a Covid-19”. Foi verificada a necessidade de que sejam repassadas mais 569.066 doses (D1+D2) para cobrir o esquema vacinal dos trabalhadores de saúde no estado. Anteriormente, o Governo de Minas havia verificado a necessidade de vacinar 669.490 pessoas, porém, houve aumento de 42,5% sobre este número inicial.
Em Viçosa, o envio das informações foi possível graças ao cadastro de trabalhadores de saúde, disponível pelo Setor de Atenção Primária em Imunizações, desde o dia 26 de janeiro. O cadastro conta com 3.455 profissionais inscritos, sendo que 2.626 já receberam a 1ª dose e 1.831 as duas doses, conforme consta no PNI (Programa Nacional de Imunização).
Desde o dia 27 de abril, das 8 às 11 horas, a equipe da UBS Central (antiga Policlínica) realiza a aplicação de segunda doses em profissionais de saúde que foram vacinados contra a Covid-19 com o imunológico AstraZeneca/Fiocruz.
Apesar da Deliberação CIB-SUS/MG nº 3.399, ainda não há previsão de quando as doses serão enviadas para Viçosa e os demais municípios. é importante salientar que os repasses já realizados vêm com doses direcionadas para um determinado público-alvo e o Município não tem autonomia para redirecionar as vacinas para outro grupo.
O post Covid-19: mais de 18 mil pessoas já foram vacinadas, em Viçosa apareceu primeiro em Primeiro a Saber.
Postado originalmente por: Rádio Montanhesa