Ministério da saúde pede informações a ufv para armazenamento de vacinas da pfizer

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) recebeu um ofício do Ministério da Saúde com pedido de informações sobre a estrutura da universidade para armazenar doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (20) pela instituição. No dia 7 de maio, a universidade já havia manifestado interesse em receber as doses do imunizante.

De acordo com a UFV, a instituição tem capacidade para armazenar até 50 mil doses da vacina, em ultrafreezers, com temperaturas entre -60°C e -80°C e que está à disposição para receber as doses e realizar a distribuição para todas as cidades da microrregião. O Governo de Minas divulgou uma lista com as cidades que irão receber as doses da Pfizer, mas a cidade de Viçosa não foi inserida. O G1 entrou em contato com o Estado para saber o motivo e foi informado que o município não se enquadra nos critérios definidos.

No documento enviado à UFV, o Ministério da Saúde questionou a disponibilidade da universidade em receber vacinas da Pfizer, para armazenamento em ultrafreezers com capacidade adequada de refrigeração.

“Uma vez que a UFV já é integrante de diversas redes de enfrentamento da pandemia de Covid-19 e disponibiliza sua estrutura para contribuir com o processo de vacinação no município de Viçosa, acreditamos ser de interesse da instituição de ensino mais essa contribuição”, disse o documento.

Vacinas da Pfizer

O Brasil recebeu o primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 no dia 29 de abril. Devido à necessidade de baixas temperaturas para manter o imunizante, o Ministério da Saúde enviou as primeiras doses apenas para as capitais.

As doses chegaram ao Brasil armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C e os estados receberam as doses em temperatura entre -25°C e -15°C (faixa em que podem ficar por até 14 dias), segundo o governo.

Atualmente, os governos federal e estadual iniciaram análise da possibilidade do envio das doses para cidades do interior. As unidades de saúde precisam, no entanto, ter câmaras refrigeradas cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Por G1

O post Ministério da Saúde pede informações a UFV para armazenamento de vacinas da Pfizer apareceu primeiro em Primeiro a Saber.

Postado originalmente por: Rádio Montanhesa

Pesquisar