Corte de árvore de 30 anos no São Benedito deixa moradores indignados

Fotos/Reprodução

Folhas, sujeira e animais silvestres são elementos comuns em ambientes onde as árvores são protagonistas. É corrente encontrar moradores dos bairros uberabenses revoltados com as condições de espécies nos arredores das residências. Contudo, o corte das árvores só é permitido mediante autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam).

A reportagem do Jornal da Manhã recebeu inúmeras denúncias sobre um possível corte irregular de uma árvore de mais de 30 anos no bairro São Benedito. De acordo com relatos, a árvore estava em processo de corte irregular, pois a ação não era administrada por agentes públicos. 

“Enquanto alguns lutam pela vida, outros querem acabar com tudo. E a gente tem que assistir calado porque não tem ninguém para ajudar. É muito triste ver o quanto o ser humano anda destruindo toda a natureza e depois não sabem o porquê de tantas pragas e doenças”, diz um dos moradores.

A reportagem do JM acionou a Prefeitura de Uberaba para esclarecimentos sobre o caso. Em comunicado, a Secretaria de Meio Ambiente informa que foi feita a vistoria do local e identificada apenas a atividade de poda, o que dispensa autorização prévia. 

Ainda, no laudo assinado pelo chefe do Departamento de Fiscalizações, Gustavo Silva Abdalla, a poda está regular, já que não atinge 70% da árvore, conforme determina a legislação. Desta forma, não foi aplicada qualquer notificação.

A Semam informa que, em casos onde exista permissão para o corte, a denúncia será encaminhada para o setor de fiscalização, para que seja lavrado o auto de infração. As denúncias podem ser feitas através do Cidade Ativa, pelos telefones 0800- 9400101 ou 3318-0800.

 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar