Corpo de Bombeiros aplicou 300 advertências e multou 23 estabelecimentos por irregularidades em MG

Os estabelecimentos não cumpriam todas as normas de segurança. Apesar disso, 76% dos locais vistoriados estavam regulares 

O Corpo de Bombeiros divulgou, nesta quarta-feira (9), o resultado da Operação Alerta Vermelho, que foi realizada em cidades de Minas Gerais. Segundo a corporação, dos 1.400 estabelecimentos vistoriados, mais de 76% estão regulares.

Durante a ação, os militares verificaram se edificações comerciais cumprem todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico. A operação atende as diretrizes do Governo Estadual, baseado no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que tem como intuito tornar o estado mais seguro.

Na última sexta-feira (4), a corporação cumpriu mais uma etapa do ciclo de vistorias de fiscalização, que teve como alvo os postos de abastecimento e serviço. Ao todo, foram vistoriados 1.400 estabelecimentos de distribuição de combustíveis e serviços em todo o estado. Destes, 1.068 se apresentaram regulares, enquanto 332 estavam irregulares ou em situação de regularização. Quase 300 advertências foram aplicadas e pelo menos 23 instalações foram multadas.

A ação contou com 181 equipes, com mais de 500 militares que atuaram na Operação Alerta Vermelho neste mês de dezembro. Dentre os itens verificados, estavam o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), as saídas de emergências, a sinalização, iluminação de emergência, extintores e instalações elétricas.

No ano passado foram realizadas seis etapas da Operação Alerta Vermelho com 8.509 vistorias em estabelecimentos de todas as regiões mineiras. Na época, 3.308 estabelecimentos estavam regulares e 5.320 apresentavam falhas ou estavam irregulares. Estiveram envolvidas 1.200 equipes, com cerca de 3.500 militares. Entre os tipos de edificação, foram vistoriados hospitais e clínicas, edificações de baixo risco, escolas e pré-escolas, hotéis e assemelhados, postos e centrais de distribuição, além de presídios e centros socioeducativos.

 

Pesquisar