Copasa garante acompanhamento do nível do Rio Itapecerica

A Copasa informa que vem acompanhando o nível do rio Itapecerica em seu ponto de captação de água, próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA). O manancial está dentro da normalidade para períodos chuvosos, não apresentando nenhum risco para os processos da empresa. Sendo assim, a Copasa não vê, no momento, a necessidade de adoção de nenhuma medida contingencial ou fora da rotina.

A Companhia ressalta que, desde 2012, já foram efetuadas várias melhorias na ETA do Rio Itapecerica para minimizar impactos de eventuais cheias, como, por exemplo, a elevação da altura das caixas de passagem e dos acessos à Estação Elevatória de Água Tratada (EAT) até a altura dos decantadores; a proteção das bombas dosadoras de produtos químicos; e a instalação de passarelas que permitem acessar qualquer unidade operacional dentro da ETA.

Ainda informou que em 2017 foram substituídos os conjuntos moto-bomba da captação por conjuntos denominados “anfíbios”, com flexibilidade de operação tanto em situações de níveis baixos quanto altos do rio, sem prejuízo para a captação de água.

Todas estas medidas aumentam a segurança operacional da Estação de Tratamento de Água, tanto em períodos de estiagem quanto de eventuais picos de cheias.

 

O post Copasa garante acompanhamento do nível do Rio Itapecerica apareceu primeiro em Portal MPA.

Postado originalmente por: Minas AM/FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar