Contas da Energisa terão aumento médio de 6.41% a partir de julho

Contas da Energisa terão aumento médio de 6.41% a partir de julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta quarta-feira, 17 de junho, o índice de reajuste tarifário da Energisa Minas Gerais concessionária de distribuição de energia em 66 municípios no estado e também Sumidouro (RJ). O efeito médio do reajuste percebido pelo consumidor será de 6,41% e sua aplicação será a partir de  1º de julho.
 
O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa. Estes contratos apresentam regras bem definidas a respeito das contas de luz, bem como a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – o chamado Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica. 
O efeito médio a ser percebido pelo consumidor será de 6,41%.
 
 
Na tabela a seguir, pode-se observar que a grande vilã desse reajuste foi a compra da energia proveniente de Itaipu, pois o contrato é definido em dólar; os encargos setoriais contribuíram com 1,22% do efeito médio percebido pelo consumidor. A parcela da distribuidora foi a de menor impacto, com apenas 0,78% – abaixo da inflação do período e refletindo também uma gestão eficiente da Energisa Minas Gerais.
 
 
 

Fonte : Energisa

Postado originalmente por: Rádio Muriaé

Pesquisar