Consumo de rádio cresce na pandemia, revela estudo da Kantar Ibope Media

A audiência do rádio foi 38% superior ao do mesmo período do ano passado

O estudo Inside Radio 2020, realizado pela Kantar Ibope Media, revelou que o tempo médio que as pessoas escutam rádio online é de 2h55. Os dados foram coletados em 13 praças, entre abril e junho deste ano.

No Nordeste, os ouvintes consomem rádio mais de 4 horas por dia, sendo que 82% da população da Grande Recife escuta diariamente o veículo por 5h05:42, 82% da Grande Fortaleza por 4h55:23 e 72% da Grande Salvador por 4h20:06.

Na região Sudeste do país e em todos os locais que foram realizados o levantamento, o Rio de Janeiro assume a ponta, já que 78% dos ouvintes consomem rádio por 5h15:41 diariamente.

Ainda no Sudeste, 77% da população da Grande Vitória consome rádio por 5h11:14, 89% dos moradores de Belo Horizonte escutam o veículo por 4h47:45 e 74% das pessoas da Grande São Paulo por até 4h26:17.

No Centro-Oeste, 78% da população da Grande Goiânia passa até 4h48:35 consumindo o veículo. Por outro lado, 79% dos moradores do Distrito Federal escutam rádio por 3h53:01 todos os dias.

No Sul, a Grande Porto Alegre alavanca com 83% da população ouvindo rádio por 4h28:11. Na Grande Curitiba, 83% consome o veículo por 4h13:59 e 83% da Grande Florianópolis por 4h40:04.

Para a Kantar, o consumo de rádio é expressivo em todas as regionais, apesar das variações.

Rádio em todos os lugares

O levantamento feito pela Kantar mostrou também que o consumo de rádio mudou durante a pandemia do novo coronavírus. Neste período, 81% da população escutaram o veículo pelo rádio comum, 23% pelo celular, 4% em outros equipamentos e 3% pelo computador.

Faixa etária

Conforme o estudo, 83% daqueles com idades entre 20 e 49 anos consumiram rádio nos últimos 30 dias. Além disso, 80% da população que possuem de 50 a 59 anos escutaram sua emissora preferida e 71% com mais de 60 anos também.

O consumo foi menor com pessoas com idades entre 10 e 19 anos, sendo 31%.

Inside Radio

O Inside Radio reúne insights sobre os perfis e comportamentos dos ouvintes, os gêneros musicais mais populares, os hits mais escutados e como marcas e anunciantes amplificam suas oportunidades no meio. Preencha o formulário abaixo e confira a íntegra do levantamento.

 

Pesquisar