Consumo de energia em Uberaba não teve aumento significativo com isolamento social

Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) registra baixa inadimplência em Uberaba. A situação vai ao contrário do que é registrado no país, que tem um aumento crescente na inadimplência. Ao mesmo tempo, os cortes por falta de pagamento estão suspensos em todo o país.

De acordo com dados divulgados pela assessoria de imprensa, a Cemig registrou aumento médio de apenas 0,6% no consumo de energia dos clientes residenciais na área de concessão. A empresa também observa uma redução no consumo de energia dos clientes das demais classes – comercial, industrial e Poder Público –, em decorrência do isolamento social.

Atualmente, a bandeiras tarifária, sistema de cálculo da tarifa, é a verde. Conforme a Cemig, este é o quarto mês consecutivo que esta bandeira tarifária está em vigor, que representa nenhum custo adicional para os clientes na taxa de consumo de energia elétrica.

Os cortes no fornecimento também estão suspensos. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu por noventa dias o corte de fornecimento de energia elétrica por inadimplência do consumidor por conta do novo coronavírus. A medida vale para unidades residenciais urbanas e rurais, além de serviços de atividade essencial, como unidades de saúde, e deve ser seguido em todas as concessionárias do país. Porém, a orientação é que os consumidores tentem manter o pagamento em dia para assegurar o funcionamento de toda cadeia do setor elétrico e o pagamento dos funcionários das empresas.

Por outro lado, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou na terça-feira (5) que a inadimplência dos consumidores de energia elétrica chegou a 12% nos últimos 30 dias, como reflexo da pandemia do coronavírus. Historicamente, a taxa gira em torno dos 3%.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar