Foto/Divulgação
Centros de Reservação da Codau estão sendo abastecidos, graças, inclusive, à manutenção da transposição do rio Claro
Com o forte calor amenizado nos últimos dias, Codau confirma a diminuição no consumo de água, que estava acima da média histórica em Uberaba. O reflexo foi sentido com o equilíbrio entre demanda e oferta de água para todos os bairros. Com isso, os Centros de Reservação (CRs) estão sendo mantidos abertos desde domingo e a autarquia está dependendo menos das manobras de fechamento para distribuição de água para suas áreas de influência.
Mesmo assim, a transposição do rio Claro continua em atividade com dois motores elétricos e dois movidos a diesel acionados e bombeando cerca de 620 litros/s. O sistema foi ligado no começo de setembro e é fundamental para aumentar a vazão do rio Uberaba, que abastece a cidade, neste período de seca.
Por outro lado, o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto, reforça a importância do consumo consciente neste período final da seca. “Continuamos a pedir a população que atenda aos apelos de economia de água. Este alto consumo que registramos nas últimas semanas, chegando a ultrapassar 260 litros por habitante ao dia é preocupante e alarmante numa época em que todos precisam dar sua contribuição para que a cidade não sofra tanto com a estiagem”, diz.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba