Consulta Pública realizada pelo MCom aprova proposta que institui o Dia Nacional do Rádio

Projeto, que conta com apoio da ABERT, será encaminhado ao Congresso Nacional

Uma Consulta Pública realizada pelo Ministério das Comunicações (MCom) recebeu indicações favoráveis à criação de um Projeto de Lei que cria, oficialmente, o Dia Nacional do Rádio, a ser comemorado em 25 de setembro. Com isso, a pasta encaminhará uma proposta ao Congresso Nacional, nos próximos dias.

A consulta pública foi aberta no início do mês e encerrada no domingo (4). Segundo informações do MCom, a iniciativa recebeu apenas contribuições favoráveis dos interessados que responderam o levantamento.

A data de 25 de setembro foi lançada como Dia Nacional do Rádio e da Radiodifusão, em 13 de setembro de 1966, durante abertura do IV Congresso Brasileiro de Radiodifusão, promovido pela ABERT, em Salvador (BA). A iniciativa foi uma homenagem ao nascimento do cientista e radiodifusor Edgard Roquette-Pinto, considerado o “pai do rádio no Brasil.

Ele é responsável pela primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil, que aconteceu em 7 de setembro de 1922, na comemoração do Centenário da Independência Brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, então capital federal, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa. Roquette-Pinto também fundou a primeira emissora oficial de rádio do país, a atual Rádio MEC.

As informações são do portal Tudo Rádio. 

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Pesquisar