Imóvel da Casa da Prece pode ser tombado como patrimônio histórico e cultural. A possibilidade foi apresentada em reunião ontem do Conphau (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba) para preservar a memória do médium Chico Xavier na cidade.
Na reunião virtual, a prefeita Elisa Araújo citou as negociações iniciadas para a desapropriação pelo município do centro espírita onde eram realizados os atendimentos do médium. Um estudo de viabilidade jurídica já está em andamento, assim como a avaliação do imóvel.
A partir das tratativas apresentadas pelo Governo Municipal, o Conphau deliberou por começar os estudos para o tombamento do conjunto material e imaterial de Chico Xavier. O próximo passo é levantar e produzir relatórios e dossiês a respeito da Casa da Prece e do acervo do médium.
Os conselheiros manifestaram que os patrimônios relacionados ao líder espírita devem ser protegidos e preservados. O cronograma com as próximas ações serão apresentados na próxima reunião do Conphau, que ainda será marcada.
A proposta de desapropriação do imóvel da Casa da Prece foi feita esta semana pelo governo municipal, após atividades do Grupo da Prece serem remanejadas para a Casa de Memórias e Lembranças (rua Dom Pedro I – 165), endereço onde o médium viveu e hoje abriga uma livraria. A situação levantou rumores de que o prédio na avenida João XXIII estaria sendo desocupado para a venda e instalação de nova farmácia.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba