Congresso catarinense de radiodifusão reúne profissionais de todo país

Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, pontuou que o encontro é fundamental para proporcionar integração, troca de experiências e aproximação entre os radiodifusores de todo o Brasil

Foto: Reprodução/ACAERT

Mais de mil radiodifusores, jornalistas e estudantes participaram, no domingo (19) e na segunda-feira (20), em Florianópolis (SC), do 19° Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT/Next.

A ABERT marcou presença, representada pelo diretor de Assuntos Legais e Regulatórios, Rodolfo Salema.  O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello também prestigiou o evento.

Fábio Bigolin, presidente da ACAERT, pontuou que o encontro é fundamental para proporcionar integração, troca de experiências e aproximação entre os radiodifusores de todo o Brasil. “É fomentar o ensinamento, o estudo, e trazer do rádio multiplataforma e da televisão, que não cansam de se reinventar, a aproximação e a ação, o que os torna essenciais em todo momento”, afirmou Bigolin.

O evento contou com uma Feira de Negócios, onde os participantes puderam visitar estandes interativos montados por empresas de serviços e equipamentos para emissoras de rádio e TV.

Durante a abertura, no domingo, o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Vinicius Caram, e o diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização do Ministério das Comunicações (MCom), Tawfic Awwad Junior, destacaram a importância da radiodifusão em momentos de crise como a que o Rio Grande do Sul vive atualmente.

Eles enfatizaram a necessidade de reduzir a assimetria regulatória entre os veículos de comunicação e as big techs. O representante do MCom disse que uma nova legislação de radiodifusão que se adeque ao consumo de mídia atual está entre os objetivos do governo.

Ainda no domingo, os participantes acompanharam os painéis sobre o rádio e sua transformação, além da palestra do renomado publicitário Washington Olivetto.

Ao final do primeiro dia, houve a entrega da Comenda ACAERT a três personalidades que contribuíram para o fortalecimento e valorização da radiodifusão de Santa Catarina: Gervásio Maciel, Nereo Lopes de Lima e Evaldo Stopassoli (homenagem póstuma).

Na segunda-feira, palestras debateram temas como estratégia digital, big techs e consumo e comportamento do consumidor.

No encerramento do Congresso, 31 trabalhos receberam o 12° Prêmio ACAERT/Microfone de Ouro nas quatro categorias: profissionais de rádio, TV, agências de propaganda e acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda de Santa Catarina.

*Informações: ABERT

Pesquisar