No feriado da Consciência Negra na próxima sexta-feira dia 20, repartições públicas não funcionam. Já o comércio abre de forma facultativa. Confira:
Administrativo. As repartições públicas municipais da administração direta e indireta e demais repartições públicas não funcionarão no próximo dia 20 (sexta-feira), em decorrência dia da Consciência Negra conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município (Porta-Voz) do dia 11 de novembro. O atendimento volta na segunda-feira (23).
Saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na segunda-feira (23). A Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funcionará na sexta-feira (20) e no sábado (21), atendendo das 7 às 19 horas para atendimento de farmácia básica. Já a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 10 às 18 horas para atendimentos das demandas da unidade na sexta, sábado e domingo. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise (pré-agendados) no feriado.
Turismo e lazer. Parques, matas, bosques, zoológicos e similares não tem previsão de retomar a visitação durante o feriado. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma, bem como por decreto.
Educação. O administrativo das escolas municipais, que abre as terças e quintas-feiras, das 8 às 12 horas, não serão afetados.
Transporte coletivo. A Superintendência de Transporte Público informa que ainda irá definir o funcionamento durante o feriado. Os horários dos ônibus poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba.
Comércio. O funcionamento do comércio de rua é facultativo. Nesta data, os estabelecimentos de gêneros alimentícios estão autorizados a abrir, em jornadas de 6 ou 8 horas e, nos shopping centers, o expediente será das 13h às 20h.
O feriado municipal da Consciência Negra foi suspenso no ano passado por força de liminar decorrente de ação judicial, porém, em junho passado voltou a valer em Uberaba. O questionamento contra a legalidade do feriado municipal foi julgado improcedente pelo juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, Nilson de Pádua Ribeiro Júnior, após ação ajuizada pelo Sindicomércio.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba