O comitê determinou a ação devido aos 938.811 casos registrados em Minas Gerais e 19.824 óbitos, além do aumento de 5% no número de infectados e mortes
Nessa quarta-feira (10), o Comitê Extraordinário Covid-19 determinou a regressão das macrorregiões Oeste, Centro-Sul e Sudeste para onda vermelha do plano Minas Consciente.
Desta forma, o Estado tem nove localidades na onda vermelha e quatro na onda roxa, ou seja, 830 cidades estão com restrições de circulação e funcionamento do comércio.
Os municípios que estão na onda roxa são: Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. Sendo assim, há toque de recolher das 20h às 5h e só é permitido o funcionamento de serviços essenciais, além de limitação na circulação de pessoas.
Já as região Sul, Leste, Leste do Sul, Vale do Aço, Centro, Oeste, Centro-Sul, Sudeste e Nordeste estão na onda vermelha, isto é, todas as atividades podem funcionar, porém com regras de limite máximo de pessoas nos espaços.
Lembrando que a região do Jequitinhonha é a única na onda amarela.
Durante a reunião, também foi decidido que as microrregiões de Guanhães, Itabira, Manhuaçu e João Monlevade devem seguir as recomendações da onda roxa.