Comércio pretende flexibilizar horário de abertura e restabelecer estacionamento na Leopoldino

 

A falta de locais para estacionamento gratuito afasta população do centro da cidade, na avaliação do presidente do Sindicomércio Uberaba, Marcelo Árabe (Foto/Jairo Chagas)

Sindicomércio Uberaba vê com otimismo a mudança de cenário político em Uberaba. Em entrevista à Rádio JM, o presidente Marcelo Árabe avalia com bons olhos a perspectiva de contemplar o setor com melhorias, uma vez que a prefeita eleita, Elisa Araújo (Solidariedade) vem do meio empresarial, o que a credencia a entender bem os problemas do setor.

“Eu acredito, com essa mudança, nova mentalidade, novos vereadores também, que há uma expectativa otimista com relação a Uberaba”, afirma Marcelo Árabe.

Entre as pautas que o dirigente classista pretende levar ao conhecimento da prefeita eleita está a ampliação do horário de abertura das lojas na cidade, hoje bastante rígido, o que não atende a alguns setores, como os referentes à agropecuária, que precisam abrir as portas mais cedo para melhor atender a própria clientela. A proposta, então, seria a permissão de abertura do comércio das 6h às 20h, mas facultando ao lojista a escolha do melhor horário para o próprio negócio.

“As empresas não estarão obrigadas a cumprir esse horário. Elas podem cumprir o horário dentro dessa faixa. Essa é uma das reivindicações que a gente pretende fazer”, pondera Marcelo Árabe. Ele acrescenta que outras pautas também serão levadas à nova gestão, não só em relação à segurança ou propostas de incentivo para ter o comércio na região central, como também com relação ao estacionamento, visto pelo líder classista como um dos maiores problemas na região.

Marcelo Árabe afirma que a questão do estacionamento, não só o rotativo, foi o grande vilão da evasão do comércio do Centro de Uberaba. Isso porque a população não quer ter de pagar para deixar o veículo e ir às compras. Assim, estacionamento rotativo atrapalhou o consumidor a conhecer as lojas, para ele. “A falta de estacionamento na Leopoldino fez com que várias empresas deixassem o centro da cidade, então acho que deveria ter um estudo melhor para fazer um estacionamento ali, mesmo que seja rotativo, mas que atraia o consumidor para o centro da cidade”, sugere o líder classista.

O presidente do Sindicomércio ainda afirma que já é possível observar o reflexo das intervenções na região central, como revitalização do Calçadão da Artur Machado e da Praça Rui Barbosa, inclusive com a instalação do busto de Chico Xavier no local, cuja intenção é atrair pessoas ao coração de Uberaba. “A gente tem percebido o movimento do consumidor no centro da cidade, no calçadão. A colocação do busto do Chico Xavier também foi muito importante, está sendo um ponto turístico, que atrai tanto o turismo para a cidade quanto a população, que vai lá tirar foto e aproveita para comprar alguma coisa, movimentar o comércio de alguma maneira”, finaliza, ressaltando a Tristão de Castro, que já foi uma das principais ruas comerciais da cidade, e que agora parece trilhar novamente o caminho do protagonismo em Uberaba.

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar