Famílias precisaram deixar residências às presas devido ao risco do incêndio
O município de Mário Campos, na região Metropolitana de Belo Horizonte, está passando por um incêndio há mais de 36 horas. Na manhã desta quinta-feira (10), o Corpo de Bombeiros realizou um estudo da área para traçar outras estratégias de combate às chamas.
Na noite da última terça-feira (8), famílias, que residem logo atrás do Parque Estadual Serra do Rola Moça, na divisa com a cidade de Brumadinho, precisaram ser retiradas de suas residências às presas, visto o risco das chamas atingirem os imóveis.
O incêndio tem quilômetros de extensão e começou a avançar em direção a Brumadinho nessa quarta-feira (9). A dimensão da área queimada ainda não foi informada.
Os militares estão utilizando drones para mensurar a área destruída. Além disso, o helicóptero da corporação apoiou a operação. A queimada acontece às margens de um trecho da estrada Capão, em uma área pertencente à mineradora Mineral Brasil.
Vale lembrar que o Corpo de Bombeiros orienta que a população evite usar fogo para queimar lixo e renovar pastagem, principalmente, nesta época do ano, onde a vegetação seca combinado com calor e vento pode ser o suficiente para um incêndio de grandes proporções.
Além disso, é necessário que a população evite jogar pontas de cigarro próximas a áreas de vegetação. Conforme o levantamento realizado pelos Bombeiros, a quantidade de incêndios florestai registrados em Minas Gerais sofreu um aumento de 23% no mês de agosto deste ano comparado ao mesmo período do ano passado.