Durante o ano, o projeto contou com o envolvimento de cerca de 20 parceiros, alcançando mais de 61 mil cidadãos
Após percorrer 29 municípios no estado, o MP Itinerante, programa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), desembarcou em Santa Maria do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão e José Raydan, nos dias 26, 27 e 28 de novembro, e em Senador Firmino, Dores do Turvo e Brás Pires nos dias 4, 5 e 6 e de dezembro, realizando o fechamento das atividades do projeto em 2024.
Durante o ano, o projeto contou com o envolvimento de cerca de 20 parceiros, alcançando mais de 61 mil cidadãos, atendidos em 32 cidades, 2 territórios quilombolas e 1 território indígena. O MPMG realizou reuniões com temáticas relacionadas à cidadania, educação e meio ambiente, abordando questões específicas de cada município visando aproximar a instituição da população das localidades visitadas.
A cerimônia de encerramento foi realizada em Senador Firmino e foi marcada pela entrega de homenagem especial do MPMG e do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) ao promotor de Justiça aposentado Lindomar de Paula Guimarães, da comarca de Senador Firmino, um dos pioneiros na realização de um serviço móvel do MPMG. Lindomar, que não pode estar presente por motivos de saúde, foi representado pelo filho, o promotor de Justiça Bergson Guimarães.
Também estiveram presentes o Corregedor do Ministério Público, Marco Antônio Lopes de Almeida, o subouvidor do Ministério Público, Rolando Carabolante, o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Apoio Comunitário, Inclusão e Mobilização Sociais (Cao-Cimos) e coordenador do MP Itinerante, Paulo Cezar Vicente de Lima, o coordenador da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) Regional Zona Da Mata Felipe Valente Vasconcelos Sousa, o coordenador da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais (CPPC), Marcelo Azevedo Maffra, o representante da Coordenadoria Do Meio Ambiente Da Bacia Do Rio Do Sul, Fábio Rodrigues Lauriano, as promotoras de Ubá (que cooperam na comarca de Senador Firmino) Marcele Cristina Rodrigues Cavalcanti e Thereza Rachel D’avila Riani, além do desembargador e terceiro vice presidente do TJMG, Rogério Medeiros Garcia se Lima e do juiz Da Comarca Thiago de Assis.
A celebração da Cidadania
Durante os eventos, foram ofertados diversos serviços gratuitos, como emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito pelos cartórios dos municípios, com apoio do Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado de Minas Gerais (Recivil), atendimentos da Cemig, Copasa, Emater, OAB, INSS, Sine, Sedese, Polícia Civil e pelo Sejusc Itinerante, além dos serviços ofertados pelas prefeituras municipais e suas secretarias.
As crianças e jovens dos municípios também participaram. Nas praças, a Cemig realizou o Circuito Tecnológico de Eficiência Energética, que conta com jogos lúdicos para conscientização sobre o uso sustentável de energia. Enquanto isso, nas escolas de educação infantil, foram realizadas sessões de cinema educativo com a exibição de um curta-metragem de animação que trabalha os conceitos de ética e cidadania, seguido por uma dinâmica interativa sobre a temática, além de ações de educação para saúde bucal oferecidas pelo Senar.
Já os jovens de 14 a 17 anos participaram da palestra “Promotor por um dia: cidadania e Ministério Público”, apresentado por um promotor de justiça local. Durante a atividade, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho. Após a palestra, o multiartista de Belo Horizonte MC Kroif apresentou a cultura do Hip Hop e finalizou a atividade com seu pocket show.
Parceiros do MP Itinerante
Desde 2010, o MP Itinerante conta com diversos parceiros para sua realização, como o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc); a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil); a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas); a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG); a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater); o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais; a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do Sistema Nacional de Emprego em Minas Gerais (Sine-MG); o Serviço Social Autônomo (Servas); a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), por meio da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e os Correios; o MC Kroif; o Instituto Arbo, entre outros.
O MP Itinerante é uma realização do CAO-Cimos, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente (Caoma) e da Ouvidoria do MPMG, com o apoio de Cemig e SICOOB e a produção do CeMAIS.
*Informações: MPMG