Todo o sistema de transposição do rio Claro foi ligado para bombear 400 litros/segundo de água visando a complementação de vazão do rio Uberaba, neste período de seca. Em Uberaba não chove desde o dia 22 de julho.
Os dois novos motores instalados submersos na barragem de nível do rio Claro passaram a funcionar em conjunto. O primeiro, bombeando 200 l/s foi colocado em atividade no dia 1º de setembro, e agora nesta terça-feira (8) a equipe de engenharia da Companhia acionou o segundo motor, que também pode bombear outros 200 l/s.
Nas últimas semanas, a vazão do rio Uberaba, sem a água extra do rio Claro, chegou a abaixar para 1.300 l/s. Com as duas bombas da transposição ligadas subiu para mais de 2000 l/s. Uberaba precisa de 900 l/s para abastecer a cidade.
A Codau colocou em atividade este ano uma represa de nível no rio Claro, para facilitar a transposição. O sistema também inclui novas adutoras e dois motores elétricos que fazem a captação e adução da água, facilitando assim a operação da transposição de bacia hidrográfica.
No ano passado, o rio Uberaba recebeu a contribuição do rio Claro entre os meses de setembro e novembro, totalizando 32 dias de bombeamento.
“A transposição do rio Claro é uma garantia para que o abastecimento de água em Uberaba não fique em alerta. Mas, nos últimos dias, o Centro de Reservação 11, do conjunto Uberaba, tem entrado nas manobras de abertura e fechamento para recuperar o nível. Isto demonstra que há um alto consumo de água naquela região e apesar de termos água para abastecer, não está sendo possível fazer a recarga do reservatório com a rapidez necessária. Nossa equipe de engenheiros está trabalhando em operações entre os centros de reservação para dar uma solução para a demanda”, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. Ele observa que é no período da seca o momento mais necessário para a população adotar medidas de economia, reduzindo desperdícios e atentando para o fato de que o tamanho da caixa d’água deve ser compatível com a quantidade de moradores do imóvel. Uma caixa de mil litros é ideal para uma casa com quatro pessoas.
“Além disso, a Codau já iniciou o processo de licitação para a implantação de mais um reservatório cilíndrico metálico para o Centro de Reservação 11, aumentando a disponibilidade de água para a região leste da cidade”, completou Luiz Neto.
Postado originalmente por: JM Online – Uberaba