Com parceria de farmácias de BH, vacinação contra gripe é ampliada

Além dos postos de saúde, drogarias da capital fornecem a vacina de forma gratuita

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a gripe, após firmar parceria com duas farmácias da capital. Agora, o público que já havia sido convocado tem a oportunidade de se vacinar em unidades das drogarias Araujo e Droga Clara, sendo disponibilizado dez pontos de cada, para atendimento da população.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19.

Público alvo

Devem procurar as unidades de saúde ou as drogarias indicadas, idosos a partir de 60 anos, gestantes e puérperas, pessoas imunossuprimidas, trabalhadores da área da saúde e pessoas com comorbidades. 

Crianças com idades entre 6 meses a 5 anos só podem tomar a vacina nos Centros de Saúde da capital. Vale ressaltar que, a população acamada e residente nas instituições de longa permanência, também foi convocada para a vacinação. 

Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para receber a vacina contra a gripe serão convocados ao longo das próximas semanas. A campanha vai até 31 de maio.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte.

Todas as informações sobre os pontos de vacinação parceiros, além dos postos extras estão disponíveis no site da PBH.

Foto: Divulgação/PBH

Pesquisar