Com o parque fechado, entorno do Piscinão tem intenso movimento no feriado; muitos sem máscara

Mesmo com parques fechados no feriado (2), movimentação intensa de pessoas se exercitando no entorno do Parque das Acácias foi flagrada pelo Jornal da Manhã. Vale lembrar que parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com visitação suspensa e os portões do Piscinão reabriram apenas às 6h desta quarta-feira.

O fechamento, no entanto, não impediu que o uberabense saísse de casa nesse feriado. A reportagem do Jornal da Manhã esteve no parque das Acácias por volta das 17h e, mesmo com o parque fechado, havia uma grande quantidade de pessoas caminhando no entorno.

Chamou a atenção a falta do uso da máscara dos caminhantes, essa que também é de uso obrigatório em Uberaba. Outra questão observada é que nesse horário não havia nenhuma fiscalização no local. O espaço é conhecido pela prática de atividades físicas na cidade.

À Rádio JM nesta manhã, o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, ressaltou a atualização da patrulha mista no fim de semana prolongado e pontuou sobre a dificuldade de fiscais em abordar pessoas sem máscara, o que tem exigido a presença da Guarda Municipal nesse tipo de situação. "Há dificuldade, algumas vezes, de só o fiscal da Posturas ou qualquer outro fiscal de outro setor fazer essa abordagem no espaço público. Tem casos em que está a família inteira fazendo caminhada e fazer uma abordagem ali, mesmo a pessoa estando errada, sempre cria um certo conflito, um desconforto para quem está sendo abordado, apesar de estar errado. Então a Guarda tem feito esse trabalho", explica. 

Renê reforça sobre a necessidade de cumprimento do decreto, sobretudo em locais onde há maior concentração de pessoas. "Este fim de semana, com denúncias principalmente ali na Praça Por do Sol, a gente pede quem frequenta essa região lá, que se policie quanto a isso, se precisa, se quer fazer aquela caminhada, que busque outras alternativas, outros horários, e a gente fez um trabalho com o pessoal da Vigilância Sanitária, mas aí houve aquela chuva que acabou nos ajudando e dispersou, mas nós estamos atentos também a essas áreas, a esses locais que infelizmente ainda tem essas insistências. A Praça Por do Sol está virando point aos finais de semanas, com aglomerações, e a gente pede que essas pessoas revejam esse tipo de comportamento. Os lanchinhos que estão lá já foram determinados a fechar, eles não estarão funcionando no final de semana também, até porque o decreto já tem essa previsão, então que a pessoa busque outras opções, se precisa ou quer fazer essa caminhada, essa prática de esporte de forma individual, sempre lembrando que tem que ser de forma individual", finaliza.

A reportagem acionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba sobre a atuação da Guarda Municipal neste feriado e aguarda posicionamento. O espaço está aberto à manifestação.

Com a rede privada em colapso, 5 pacientes são enviados a cidades paulistas por falta de leitos em Uberaba

Uberaba registrou mais duas mortes confirmadas neste feriado de aniversário e outro óbito está em investigação. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura Municipal, são 70 novos casos, totalizando 15.591 casos desde o início da pandemia, e 13.860 já se recuperaram. Com a atualização de óbitos, 357 pessoas perderam a vida para o coronavírus.

Quanto aos dados hospitalares, 157 pessoas estão internadas no momento. Isso representa a seguinte ocupação: 71% da UTI e 78% da enfermaria. Analisando os leitos de rede privada e de rede pública de forma separada, a rede pública atinge 56% de ocupação de UTI e 75% de enfermaria. A situação na rede privada é mais preocupante, a UTI está 94% ocupada e a enfermaria 84%.
 

Postado originalmente por: JM Online – Uberaba

Pesquisar