A Estação Primeira de Mangueira é a campeã do desfile do Carnaval do Rio de Janeiro. Esta é a 20ª vez que a verde e rosa leva o título com o enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência, negros e índios. Ela também ganhou o prêmio Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial em 2019.
Este ano, a agremiação levou para a Marquês da Sapucaí a lembrança dos heróis esquecidos pela história do país, repensando narrativas oficiais que foram ensinadas ao longo de gerações para os brasileiros. O enredo é do carnavalesco Leandro Vieira. O desfile contou com figuras como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.
Um dos destaques da Mangueira foi a homenagem à vereadora Marielle Franco (PSol), assassinada em março do ano passado junto com o motorista Anderson. O desfile contou com a presença da viúva de Marielle, Mônica Benício. A lembrança foi muito bem recebida pela plateia, que a ovacionou e se emocionou durante o desfile.
Viradouro e Vila Isabel ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar.
As seis primeiras colocadas voltarão à avenida no próximo sábado (9/3), quando acontece o tradicional desfile das campeãs. De acordo com o regulamento, as duas últimas colocadas desfilarão na Série A em 2020.
Títulos na Sapucaí
Desde 1984, o carnaval do Rio é disputado na Marquês de Sapucaí. Confira os vencedores:
Beija-Flor – 9
Mangueira – 8
Imperatriz – 6
Mocidade – 5
U. da Tijuca – 3
Vila Isabel – 3
Portela – 2
Salgueiro – 2
Viradouro – 1
Estácio de Sá – 1
Fonte : Estado de Minas
Postado originalmente por: Rádio Muriaé