Baixa no estoque afeta diretamente o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e o Hospital Municipal.
O Hemocentro de Uberlândia informou que suspendeu o fornecimento de sangue para cirurgias eletivas na cidade a partir desta terça-feira (22), até a regularização das reservas. A situação mais delicada é do tipo O+, que foi classificada como “crítica”.
A medida afeta diretamente o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) e o Hospital Municipal.
Na noite desta terça, a situação no estoque é de:
- O+ com 30% abaixo do ideal;
- O- com 30% abaixo do ideal;
- A+ com 20% abaixo do ideal.
Podem doar sangue, em geral, pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita antes dos 60 anos, e que estejam pesando mais de 50 kg. Menores de 18 anos podem doar apresentando autorização de responsáveis.
Como agendar?
Para fazer as doações, o Hemocentro solicita que o atendimento seja agendado. A reserva das vagas é importante para haver o controle da quantidade de doadores no dia. O agendamento pode ser realizado através do site do Hemominas ou por meio do aplicativo MG App Cidadão.
O hemocentro fica na Avenida Levino de Souza, n.° 1845, no Bairro Umuarama.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil