Com a Páscoa próxima, veja 10 dicas para fazer dinheiro com a venda de ovos

Consultora do Senac Minas afirma que ainda dá tempo para quem quer empreender e lucrar com a data

A Páscoa é a época que movimenta a venda de ovos de chocolates pelo comércio varejista. Também é uma das principais datas de fomento da economia nas cidades brasileiras. A produção artesanal de ovos de Páscoa é, inclusive, uma boa aposta para quem deseja empreender e ganhar uma renda extra. Apesar de faltar apenas um mês para a chegada da Semana Santa, o momento é de se organizar para fazer bons negócios.

Os ovos de Páscoa artesanais conquistaram o gosto do público já há alguns anos e, segundo a empresa Kantar, player que apura dados sobre as vendas do segmento, o cenário é de otimismo em 2023. Segundo o levantamento, os ovos artesanais já representam quase a metade do volume consumido pelos brasileiros. O preço alto cobrado pela indústria de chocolates abriu espaço para que micro e pequenos empreendedores decidissem produzir a iguaria para comercialização.

A professora de matemática Renata Amorim não é somente boa nos cálculos em sala de aula, mas também na cozinha. Somente no ano passado, ela revela ter produzido aproximadamente 300 ovos em Contagem, na Grande Belo Horizonte.

Ela explica que, desde o mês de fevereiro, se prepara para anunciar as vendas, comprar os produtos e fazer os agendamentos de entregas. E, detalhe, ela não é microempreendora ainda. Todo a produção é caseira. “Os ovos que faço nasceram de uma brincadeira com uma amiga no primeiro ano da pandemia, porque ela estava grávida e isolada. Então, resolvi fazer um ovo seguindo um tutorial no YouTube e, com ele, entreguei uma mensagem de esperança”, conta a docente. Este seria o presente certo para nascer uma oportunidade.

“Foi aí que minha amiga, Adriana, me falou: ‘Porque você não faz isso para vender?’”, lembra. Essa pergunta fez Renata buscar um curso de produção de ovos e iniciar as vendas em 2021. “Hoje, tenho os ovos que são entregues com mensagens e orações. Faço com carinho, e isso me realiza”, diz.

A professora dos cursos de Administração e Contábeis da Faculdade Senac Contagem, Glenda Aguiar, explica que, apesar da proximidade com a Páscoa, ainda é possível empreender. No entanto, é preciso planejamento.  Glenda destacou dez dicas essenciais para iniciar a produção:

Passo 1: Como está a venda de ovos em sua região?

Identificar a demanda por ovos de Páscoa na sua região é o primeiro passo. Por essa avaliação, você saberá onde a sua concorrência está e o que estão fazendo para chamar a atenção das pessoas.

Passo 2: Qual o público você quer vender?

Definir qual será o seu público-alvo é o segundo ponto. Para Glenda Aguiar, ter em mente quem será o ideal cliente para oferecer ovos é fundamental para fazer contatos e vender mais.

Passo 3: Hora de criar um plano de negócio

Neste momento, é importante criar um plano de negócio para que o negócio ganhe um direcionamento. Glenda Aguiar sugere para esta etapa usar o manual de Plano de Negócio do Sebrae, que pode ser assistido clicando aqui!

Passo 4: Escolha bons fornecedores

Saber escolher bons fornecedores de chocolate, embalagens e outros materiais necessários é fundamental para garantir qualidade dos produtos, entregas e evitar atrasos.

Passo 5: Hora de criar o cardápio de ovos de Páscoa

Neste instante, levar em conta os tamanhos que irá comercializar, os sabores, recheios, pesos e decorações de cada ovo é fundamental para saber a quantidade de material que precisará para a produção.

Passo 6: Defina o seu preço!

A professora do Senac Minas sugere que seja determinado aqui os seus preços. Para essa etapa, ela indica que seja importante considerar os custos dos materiais, a mão de obra e a margem de lucro.

Passo 7: Prepare os ovos sob encomenda

Nesse primeiro momento que está iniciando o negócio, garanta um atendimento diferenciado para os seus clientes. A qualidade dos produtos e um preço que esteja dentro do mercado e dentro da sua precificação ideal são muito importantes.

Passo 8: Hora de vender o peixe, ou melhor, os ovos!

Utilizar as redes sociais, o WhatsApp e anunciar no seu bairro para os comércios locais, os moradores, os vizinhos e os seus familiares é a melhor forma de fazer o Marketing. Quanto mais você oferecer, mais irá vender!

Passo 9: Gerencie suas vendas!

Glenda Aguiar alerta que é preciso ficar atento aos pedidos, datas de entrega e o acompanhamento da entrega. Ela propõe também que seja feita uma pesquisa de satisfação para saber o que o cliente achou do produto. “É importante (a pesquisa) para que você esteja constantemente melhorando a sua produção”, afirma.

Passo 10: Agilidade

Por último e muito essencial é ser ágil. “Com a agilidade, você põe a mão na massa e faz o seu negócio acontecer”, diz.

Veja quais itens é preciso para iniciar a produção:

O investimento necessário para fazer ovos pode variar muito e depender da escala de produção. Confira, a seguir, alguns custos envolvidos:

  • Ingredientes: Chocolate, leite condensado, creme de leite, açúcar entre outros;
  • Embalagens: Papel alumínio, papel celofane, fitas e laços para embrulhar os ovos etc;
  • Ferramentas e utensílios: Formas para ovos de Páscoa, panelas, colheres, termômetros, balança, geladeira entre outros;
  • Local de produção: É possível começar a produzir ovos de Páscoa em casa, mas se você precisar alugar um espaço, isso pode ser um custo adicional;
  • Marketing e publicidade: Investimento em redes sociais, publicidade em outros canais e tráfego pago.

Glenda Aguiar explica que, após o levantamento de todos esses custos, será possível saber o valor do investimento de produção de ovos de Páscoa. “O ideal é trabalhar com uma estimativa. Se vou produzir 100 ovos, é necessário fazer uma projeção. Desta forma, use o Excel para lhe ajudar a planilhar todos os custos”, aponta.

A docente indica que, dependendo das vendas, a produção pode gerar uma renda de 1 a 5 salários mínimos no mês.

Mas se engana quem pensa que este é um tipo de negócio que só serve para os meses de março e abril.

“Chocolates, hoje, são vistos como presentes, e você poderá explorar todas as datas comemorativas do ano e não somente a Páscoa. Criar outros formatos para as vendas de chocolates porta a porta ou em parceria com comércios que vendem chocolates na região é uma boa ideia para o restante do ano. É só explorar o talento que não faltarão oportunidades para o mercado de chocolates”, conclui.

As informações são do Diário do Comércio.

Foto: Ovos Bentos/Arquivo Pessoal.

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